Publicidade
Início Notícias Gestão Adoção de tecnologias 4.0 aumenta produtividade na indústria em 38%, aponta Atlas...

Adoção de tecnologias 4.0 aumenta produtividade na indústria em 38%, aponta Atlas Intel

0
Publicidade

A implementação de tecnologia na indústria 4.0 leva a um ganho de produtividade média de até 38%, de acordo com dados compilados pela primeira edição do Ranking Nacional da Indústria 4.0, realizada pelo instituto Atlas Intel em parceria com a startup Tractian e a Revista Manutenção. Segundo o estudo, o ganho é maior para empresas das indústrias de Bens de Consumo (58%), Aeronáutica (54%) e Petróleo e Gás (48%), respectivamente.

“Em um momento em que se discute produtividade e reindustrialização no Brasil, a pesquisa mostra que as companhias que investem em tecnologia têm um ganho exponencial em relação a quem não opta por buscar essas soluções. É por isso que o estudo é tão importante por aqui dado que é dessa forma que conseguiremos mostrar que há caminhos a serem seguidos. É, ainda, um incentivo para que outras indústrias também participem da próxima edição”, disse Andrei Roman, CEO da Atlas Intel.

Além da alta na produtividade, a pesquisa mostrou que cerca de 80% dos entrevistados das cercas de 200 multinacionais brasileiras relataram que a implementação de tecnologias 4.0, como de tecnologias de automação, sensores IoT, inteligência artificial e métodos de big data em manutenção, por exemplo, teve impactos positivos na diminuição de custos de indisponibilidade e na qualidade dos produtos e serviços.

Segundo a pesquisa, a percepção das empresas acerca dessas tecnologias é muito positiva, e seu impacto geral é tido como favorável, dado que para cerca de 94% dos entrevistados, existe a intenção de continuar investindo em tecnologia na indústria. Não à toa, o gasto por hora parada de qualquer máquina é de, pelo menos, R$ 100 mil para um terço dos entrevistados.

“A tecnologia na indústria é essencial para que o Brasil consiga, finalmente, ganhar competitividade no cenário mundial. Precisamos conhecer profundamente as necessidades do setor e investir pesado na construção de uma indústria mais tecnológica, que utilize meios como a Inteligência Artificial e a IoT para conseguir reduzir custos e aumentar a produtividade no setor. Ainda temos um longo caminho, mas a pesquisa mostrou que aqueles que investiram lá atrás já colhem os frutos”, afirma Igor Marinelli, Co-CEO da Tractian.

Apesar da necessidade latente, o uso da tecnologia na indústria é relativamente recente no País. Dados do estudo mostram que cerca de 73% das empresas começaram a adotar tecnologias da indústria 4.0 nos últimos cinco anos. Apenas os setores de alimentos, agricultura e plástico estão entre os que adotaram tecnologias de indústria 4.0 há mais tempo, antes de 2015.

Além disso, o estudo da Atlas Intel mostra ainda que os maiores desafios na implementação de tecnologias 4.0 são a falta de conhecimento técnico (para 28,4% dos respondentes) e a falta de recursos financeiros (para 24,2%), respectivamente.

“A indústria precisa entender que alocar recursos em tecnologia faz com que a empresa economize demais lá na frente. O retorno sobre o investimento daquelas que utilizam soluções de IA e IoT para prever quebras do maquinário, por exemplo, retorna em três meses, por exemplo”, afirma Marinelli. “Vemos um caminho grande pela frente e temos certeza que a indústria irá, a cada dia, investir mais em tecnologia por aqui”, completa.

A pesquisa da Atlas Intel mostrou ainda que as indústrias que implementaram tecnologias 4.0 em manutenção de maquinário viram o ganho de disponibilidade subir de 67% para 78%.

“Essas tecnologias aumentam a disponibilidade dos maquinários, que reflete em aumento de receita direta para o bolso das indústrias. Nem todo mundo sabe que grande parte da improdutividade é relacionada à manutenção dos equipamentos. São onze pontos percentuais de tempo a mais do ano produzindo”, diz Marinelli.

A partir do estudo, será lançado ainda o Ranking Nacional da Indústria 4.0, com o intuito de apresentar as indústrias que mais investem em tecnologia. A pesquisa, editada em parceria entre Atlas Intel, Tractian e Revista Manutenção, foi realizada com representantes de cerca de 200 indústrias do Brasil, entre agosto e setembro deste ano. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança na margem é de 95%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile