Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Marco Civil da Internet será votado em 19 de setembro

Marco Civil da Internet será votado em 19 de setembro

0
Publicidade

Após dois adiamentos, a votação do Marco Civil da Internet (PL 2126/11), que estabelece os princípios que devem nortear o uso da rede no Brasil, foi novamente marcada. A comissão especial da Câmara se reunirá no dia 19 de setembro, às 14h30, segundo a assessoria do presidente da comissão, o deputado João Arruda (PMDB-PR).

Por falta de quórum, no dia 11 de julho e 8 de agosto a votação não pode ser realizada. Na primeira data, a ausência de diversos parlamentares ocorreu pela pressão do governo para a retirada do texto a definição de que o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) – órgão que inclui representantes do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica –  fosse o responsável por cuidar da neutralidade da rede.

A alteração foi feita em julho pelo relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ), e as exceções à neutralidade de rede passam a ser regulamentadas por decreto. O texto final do Artigo 9º ficou assim: "A discriminação ou degradação do tráfego será regulamentada por Decreto, ouvidas as recomendações do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e somente poderá decorrer de I – requisitos técnicos indispensáveis à fruição adequada dos serviços e aplicações, e II – priorização a serviços de emergência".

Dentre outros tópicos, o Marco Civil da Internet estabelece proteção à privacidade de usuários e isenta de provedores de conteúdo o armazenamento de logs de navegação, atribuídos ao provedor de conexão.

Não é possível prever se, desta vez, a votação será realizada pela presença mínima de deputados. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com mais 29 entidades nacionais e 18 internacionais, enviaram uma carta pública dirigida à Câmara pedindo a aprovação imediata do projeto. De outro lado, empresas de telecomunicações e o próprio Ministério das Comunicações trabalham no sentido de conseguir mais tempo para ajustar a redação referente ao papel do CGI e das questões de neutralidade.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile