Publicidade
Início Notícias Inovação Pesquisa aponta que áreas de P&D e de Inovação não se conversam...

Pesquisa aponta que áreas de P&D e de Inovação não se conversam no Brasil

0
Foto: Erkin Sahin/FreeImages.com
Publicidade

Segundo a pesquisa Collab Trends Deep Tech, da Beta-i Brasil, empresa de inovação colaborativa, as áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e de Inovação não se conversam no Brasil. Isso acontece porque os gestores entendem que a atuação da área de Inovação está relacionada a novos negócios, tendo uma visão externa da organização sobre o que está acontecendo no mercado.

Ainda de acordo com o estudo, a área de Inovação conta com menos autonomia que a de P&D e, geralmente, não possui orçamento próprio. Ao mesmo tempo, o P&D fica próximo à matriz e em centros que fomentam e investem em iniciativas tecnológicas. Logo, empresas multinacionais com presença no Brasil, esbarram no fato dessas áreas serem sediadas nas suas matrizes estrangeiras ou em polos tecnológicos consolidados.

Outra conclusão constatada é que a área de Inovação ainda precisa provar constantemente seus resultados e seu valor para justificar sua existência e seu investimento para a organização. Dessa forma, um dos principais desafios identificados é a busca por alternativas de mensuração para tangibilizar seus resultados à corporação, mesmo que esses resultados sejam indiretos.

Por outro lado, a colaboração entre players de um mesmo setor contribui com a aceleração da inovação e expande as fronteiras para novas possibilidades que, por vezes, podem não estar no “radar” da empresa como uma oportunidade potencial a ser explorada.

O estudo ainda destaca que, nos últimos 40 anos, o Brasil passou por uma forte desindustrialização, que fez com que a participação da indústria saísse de 27,5% do PIB em 1985 para 18% em 2021. Ainda assim, 69% de tudo que é investido em P&D no Brasil, vem da indústria. No período de 2016 e 2019, o aporte em inovação de processos e produtos cresceu 33,4% – de R$ 12,7 bilhões para R$ 16,9 bilhões.

O estudo analisou vários segmentos, como Agronegócio, Alimentos e bebidas, Bens de capital, Beleza e cosméticos, Biotecnologia, Construção e imóveis, Mineração e siderurgia, Química, papel e celulose, Saneamento, Saúde, Serviços financeiros, Tecnologia e outras instituições (Sebrae, Embrapii, LSINN, CNI e Finep).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile