Publicidade
Início Inovação Marketing Digital 75% dos líderes de marketing e criação veem a IA generativa como...

75% dos líderes de marketing e criação veem a IA generativa como parte essencial das suas ferramentas criativas

0
Publicidade

O Canva, plataforma de comunicação visual, divulgou nesta quarta-feira, 13, novos insights de mais de 4.000 líderes de marketing e criação sobre as suas opiniões em relação à IA generativa. A empresa encomendou da Morning Consult uma pesquisa com profissionais de marketing e criativos do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, México, Índia e Austrália, para compreender como a IA está transformando as empresas em que eles trabalham e os seus cargos.

As principais descobertas específicas para o Brasil incluem:

  • A IA generativa está se tornando rapidamente uma presença constante nas empresas. 98% dos líderes de marketing e criação estão confortáveis ??com a ascensão da IA ??generativa, sendo que 75% já a consideram parte essencial das suas ferramentas criativas
  • A IA está desbloqueando a produtividade e aumentando a criatividade. A maioria (78%) concorda que as ferramentas alimentadas por IA reduzem o número de tarefas repetitivas, tornando possível que os profissionais se concentrem nas partes mais criativas e empolgantes dos seus cargos. 64% dizem que as ferramentas de IA generativa estão aumentando a criatividade das suas equipes e 69% dizem que as ferramentas estão economizando pelo menos de 2 a 3 horas por semana. Mais de um terço (36%) das equipes economizam entre 4 e 5 horas por semana em projetos criativos. Da minoria (22%) que considera que as ferramentas de IA generativa estão limitando a criatividade das suas equipes, a objeção mais comum (54%) foi que ela impede o desenvolvimento de ideias originais.
  • O ecossistema da IA é fragmentado e complexo. Mais de dois terços (70%) acreditam que já existem ferramentas de IA generativa demais, com 68% sobrecarregados pela curva de aprendizado de uma nova ferramenta. Embora a maioria esteja entusiasmada com as oportunidades de aumentar a criatividade da IA generativa, 54% se sentem pressionados a utilizá-la para acompanhar as mudanças e quase metade (49%) afirma não saber como aproveitar ao máximo a tecnologia.
  • A IA generativa está transformando o processo de criação de conteúdo. Com profissionais de marketing e criativos encarregados de criar grandes volumes de conteúdo, muitos estão recorrendo à IA em busca de ajuda. A maioria (79%) já utilizou IA generativa para criar conteúdo escrito, gerar imagens únicas (79%) ou editar imagens e vídeos (78%). Olhando para os próximos cinco anos, menos da metade (45%) acredita que as ferramentas de IA generativa serão melhores do que os humanos na criação de imagens visuais.
  • As preocupações com a privacidade dos dados persistem. A capacidade das ferramentas de IA generativa de processar dados e gerar informações sensíveis gerou algumas preocupações. A maioria classificou como as suas principais preocupações os riscos dos dados da empresa (79%), dos dados dos clientes (78%) e dos dados pessoais (77%) em vez da perda de emprego, do plágio e do preconceito. As empresas estão endereçando esses riscos – mais da metade (55%) dos profissionais afirmam que as suas empresas estabeleceram diretrizes rigorosas para a utilização da IA generativa.

“Orçamentos mais apertados, maiores demandas de conteúdo e prazos que não param de chegar levaram os profissionais de marketing a adotar ferramentas de IA generativa para escalar a sua produção”, diz Natalie Schwartz, head global de marketing de marca do Canva. “As nossas descobertas reforçam o entendimento de que as ferramentas alimentadas por IA estão dando vida nova à criatividade e à produtividade dos profissionais de marketing, um impacto profundo que vemos em primeira mão como plataforma de comunicação visual.”

Metodologia

O Canva contratou a Morning Consult para entrevistar 4.050 líderes empresariais em cargos de marketing e criação. Essas pessoas são tomadoras de decisão na compra de software no seu departamento ou empresa. Especificamente, o Canva entrevistou 524 líderes empresariais no Brasil, 505 nos Estados Unidos, 500 no Reino Unido, 513 na Espanha, 503 na Alemanha, 497 na França, 315 no México, 377 na Índia e 316 na Austrália.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile