Publicidade
Início Blogueria Black Friday: 4 dicas para aumentar a performance das suas campanhas de...

Black Friday: 4 dicas para aumentar a performance das suas campanhas de mídia programática

0
Publicidade

As expectativas para a próxima Black Friday não poderiam ser mais altas, afinal nunca tivemos tantos consumidores online quanto em 2020. De acordo com o relatório Webshoppers, mais de 7 milhões de pessoas realizaram sua primeira compra pela internet no primeiro semestre do ano, período que também registrou um crescimento de 40% no share de vendas do setor.

Um dos efeitos desse crescimento repentino no consumo online ao longo do primeiro semestre foi a queda do CPA (custo por transação), e quem vem aproveitando o período para investir na ampliação da sua base de consumidores já se encontra algumas casas à frente para desfrutar ao máximo a Black Friday que vem por aí.

Um levantamento da RTB House analisou dados referentes à Black Friday de 2019, que compreendem as campanhas performadas por mais de 150 clientes atendidos no país, dentre os quais estão os principais e-commerces brasileiros, e constatou que, devido à maior concorrência, os bids ficaram até 179% mais caros no dia da Black Friday em relação à média do mês de novembro. Ou seja, temos um recorte definido do novo horário nobre do nosso e-commerce.

Esses números mostram que, mesmo com mais pessoas comprando online, as marcas precisam aprimorar suas estratégias de mídia digital para conseguirem enfrentar a concorrência acirrada, sobretudo em períodos tão intensos quanto a Black Friday. Nesse sentido, elenco quatro pontos importantes para quem busca a máxima performance para as campanhas de mídia durante a Black Friday:

Busque novos consumidores

Assim como aconteceu no primeiro semestre de 2020, a Black Friday por si também é um período onde o custo de aquisição de novos clientes cai, uma vez que existe uma maior propensão à compra. Prova disso é que, em 2019, a taxa de conversão média mapeada pela RTB House foi quase duas vezes maior na Black Friday em comparação com o restante do mês de novembro. Sendo assim, uma boa estratégia é aproveitar o período para conduzir campanhas específicas para atrair novos potenciais consumidores para o seu site.

Os vídeos podem ser ótimos aliados para essas campanhas de upper funnel, devido ao seu alto poder de engajamento. Segundo a pesquisa State of Video Marketing 2020, da Wyzowl, 66% dos usuários preferem assistir a um vídeo curto para aprender sobre um produto ou serviço, e 84% foram convencidos a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca.

Reengaje seus consumidores com antecedência

Outra estratégia é conduzir campanhas específicas para os visitors – consumidores que entraram, porém nunca efetuaram uma compra no site. O levantamento da RTB House mostrou que na Black Friday de 2019 as campanhas de performance focadas em visitors responderam por 16% das conversões totais, gerando 7% de aumento na receita de vendas.

Há também a categoria de consumidores “adormecidos”, que não compram há alguns meses, e que podem ser reativados. Uma boa tática para reengajar esses usuários é utilizar formatos de anúncios que possibilitem algum tipo de interação no banner (social, busca, etc), aumentando assim o engajamento. Vale lembrar que, quanto maior e mais engajada a base de usuários, maior a escalabilidade e eficiência da campanha programática no momento da conversão.

Acelere a sua campanha no timing correto

O levantamento da RTB House mostrou que 85% das conversões de retargeting acontecem, em média, nas 72 horas seguintes ao clique na vertical de multi-categorias. Por isso, é válido acelerar sua estratégia de retargeting já no começo da semana pensando em impulsionar as conversões na sexta-feira.

Porém, é importante expandirmos o olhar também para o chamado Black November, aproveitando as outras janelas de oportunidade que o período proporciona. Isso porque as taxas de conversão se mantém expressivas durante todo o mês de novembro, e o CPC significativamente mais barato do que o praticado no dia da Black Friday, favorecendo não apenas estratégias de mídia com foco em conversão, como de engajamento e aquisição.

Tenha uma estratégia específica para mobile

Em 2019, vimos que a adoção de estratégias de mídia in-app ainda foi baixa, mas dentre os anunciantes que optaram pelo formato, conseguimos observar um ganho de até 400% no faturamento via retargeting. Já na Black Friday, a plataforma mobile foi responsável por 25% das conversões e 39% da receita de retargeting durante a Black Friday, com um ticket médio cerca de 92% maior do que o performado nas campanhas de display tradicionais.

Essa diferença acontece, dentre outros motivos, devido à maior disponibilidade de inventário e aos usuários mais engajados, que utilizam apenas um app por vez nos celulares. Se sua marca ainda não possui um aplicativo bem estruturado e que gere receita, talvez esta seja uma prioridade.

O cenário atípico vivenciado pelas empresas ao longo de 2020 apenas reforça a importância de um planejamento consistente e integrado para a Black Friday. Nesse contexto, entender bem o comportamento online dos usuários e saber como tirar o melhor proveito das tecnologias disponíveis, mais do que nunca, será a chave para maximizar a performance e os resultados durante a data.

Bruno Augusto, head de Account Management na RTB House Brasil.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile