Publicidade
Início Notícias Inovação Volkswagen investe 73 bilhões de euros em tecnologias futuras

Volkswagen investe 73 bilhões de euros em tecnologias futuras

0
Publicidade

O Grupo Volkswagen está levando adiante sua transformação em uma empresa de mobilidade digital. Conforme decidido pela Rodada de Planejamento 69, o Grupo irá gastar cerca de 73 bilhões de euros em eletrificação, motores híbridos e tecnologia digital ao longo dos próximos cinco anos. Esta decisão foi anunciada após a reunião de hoje do Conselho Supervisor.

Os investimentos em bens de capital e Pesquisa e Desenvolvimento para futuras tecnologias serão aumentados de 40 para 50% dos investimentos totais do grupo, para um valor em torno de 150 bilhões de euros. Os investimentos em digitalização vão dobrar, atingindo 27 bilhões na metade da década, refletindo o forte foco do Grupo na construção de capacidade em softwares. Aproximadamente 35 bilhões de euros serão gastos em veículos elétricos movidos a bateria. Outra quantia, de aproximadamente 11 bilhões, foi reservada para o desenvolvimento de versões híbridas de modelos já existentes.

A Rodada de Planejamento é baseada na expectativa de que a economia global irá crescer moderadamente ao longo dos próximos cinco anos. Um crescimento moderado com diferenças regionais também é esperado para os mercados individuais. O aumento da produtividade em 30% e as economias na administração são para garantir financeiramente a transformação. Além disso, o Grupo está trabalhando sistematicamente na otimização de seu portfólio de produtos. Assim, versões de modelos, combinações de motor e transmissão e itens com demanda menor serão otimizados para reduzir a complexidade e aumentar a eficiência do portfólio. O planejamento exclui as joint ventures mantidas na China, pois essas empresas não fazem parte do grupo consolidado e financiam os investimentos em fábricas e produtos com seus próprios recursos.

Mobilidade elétrica e tecnologias híbridas

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e tem como objetivo tornar-se climaticamente neutra até 2050. Nos próximos dez anos, até 2030, o Grupo pretende lançar aproximadamente 70 veículos totalmente elétricos. Cerca de 20 deles já estão em produção e serão seguidos por mais 50. Além disso, cerca de 60 híbridos estão planejados para o final da década, pouco acima da metade dos que já estão sendo fabricados.

A Rodada de Planejamento prevê a produção de aproximadamente 26 milhões de carros totalmente elétricos até 2030. Cerca de 19 milhões desses veículos serão baseados na Plataforma de Propulsão Elétrica (MEB – Modular Electric Drive Toolkit), com a maior parte dos sete milhões restantes utilizando a plataforma PPE de alto desempenho. O Grupo estima uma produção de aproximadamente sete milhões de veículos híbridos durante o mesmo período.

Ênfase significativamente maior no tema-chave da digitalização

Devido ao papel crucial que o software irá desempenhar para o sucesso futuro da Volkswagen, os gastos de capital na digitalização irão totalizar cerca de 27 bilhões de euros, o dobro do valor estabelecido na Rodada de Planejamento anterior. Isso inclui gastos com o software de carros da organização que foi lançado com sucesso no início deste ano. O objetivo é criar um grupo de softwares que será lançado no projeto Artemis da Audi a partir de 2024. A parcela da empresa em softwares próprios deverá aumentar de 10% para 60%. Além disso, uma grande parte dos fundos reservados para digitalização serão investidos em inteligência artificial, condução autônoma e na digitalização de processos de negócios significativos.

Transformação da Alemanha num centro de indústrias será incentivada

Investindo em suas instalações na Alemanha, a Volkswagen, como um dos maiores grupos industriais do país, está contribuindo para a força da economia alemã, enquanto continua a incentivar a transformação do país na direção de um futuro mais sustentável e mais digital, com segurança para os empregos no longo prazo. Após a Saxônia, a Baixa Saxônia será o segundo centos de mobilidade elétrica da Alemanha.

Em Salzgitter, o Grupo investirá cerca de um bilhão de euros na estratégica e importante tecnologia de baterias. Juntamente com sua parceira sueca Northvolt, a Volkswagen irá construir uma instalação de produção de células que entrará em operação em 2024 e aumentará a competitividade da Alemanha como uma locação industrial. Este é mais um elemento fundamental para a bem-sucedida transformação da divisão de Componentes do Grupo Volkswagen, iniciada em 2015.

Nas sedes individuais, a estratégia de consolidação das famílias de produtos será continuada para alavancar ainda mais as sinergias entre as marcas e alcançar maiores ganhos de eficiência.

Wolfsburg vai acrescentar um modelo ao seu portfólio: outro SUV, visando o mercado europeu, sairá da linha de montagem a partir de 2024. A instalação já produz toda a família Golf, com seus derivados, o Volkswagen Tiguan e o SEAT Tarraco.

No futuro, a Volkswagen Commercial Vehicles vai construir o totalmente elétrico ID. BUZZ em sua fábrica de Hanover, juntamente com três modelos totalmente elétricos D-SUV para outras marcas do Grupo. Por isso, a sede de Hanover está acelerando a transformação para a mobilidade elétrica que já havia iniciado.

Na fábrica da marca Volkswagen em Emden, a transformação também está evoluindo rapidamente: enquanto o trabalho de construção para a mudança para a mobilidade elétrica está em pleno curso, o segundo modelo elétrico para a fábrica está sendo definido. Além do ID.4, o modelo totalmente elétrico de quatro portas Volkswagen Aero está agendado para ser fabricado lá a partir de 2023.

Ao mesmo tempo, o Passat, atualmente fabricado em Emden, será produzido em Bratislava, na Eslováquia, a partir de 2023, juntamente com a família ŠKODA SUPERB, que também irá alavancar sinergias dentro da família de veículos. A mudança da produção do SUPERB da fábrica checa de Kvasiny para Bratislava dará à SKODA a capacidade necessária na República Tcheca para levar adiante o planejamento do crescimento da marca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile