Papais e mamães com deficiência auditiva agora têm acesso ao diário digital Daily Baby (www.dailybaby.com.br), que permite o registro e o acompanhamento da vida de recém-nascidos até sua idade adulta. No portal é possível fazer a inserção de fotos e vídeos e uma série de outros dados – formando históricos de hábitos, saúde e educação da criança –, entre outros. A novidade se dá pela parceria com a startup HandTalk, cujo sistema de tradução online da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “o melhor aplicativo social do planeta”.
“O Brasil possui 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva ou surdez total, segundo o último senso do IBGE/2010. Desses, 4,6 milhões possuem deficiência auditiva e 1,1 milhão são totalmente surdos”, informa Anderson Gomes, sócio-diretor do Daily Baby, que já há algum tempo buscava desenvolver uma funcionalidade que permitisse o acesso à essa parte da população ao portal. “Pessoas com deficiência auditiva também têm filhos e não faria o menor sentido que a nossa plataforma não promovesse a Inclusão”, justifica.
Colaboração entre StartUps
Anderson informa que a partir de uma conversa sobre o assunto acabou sendo apresentado ao diretor da HandTalk e conhecendo o sistema. “A sinergia foi imediata e a empresa tinha exatamente aquilo que buscávamos implementar”, revela.
“Em resumo, nós traduzimos e implementamos o conteúdo em Libras a partir do conteúdo de texto, vídeo ou foto do Daily Baby, para que os surdos possam receber a informação em sua língua oficial, visto que mais de 70% das pessoas surdas não compreendem a Língua Portuguesa corretamente e necessitam, exclusivamente, da Libras para se comunicar”, explica Carlos Wanderlan, diretor técnico da Hand Talk.
Como funciona?
Por meio de um simpático intérprete virtual, personagem 3D chamado Hugo, a utilização da solução torna-se totalmente interativa e de fácil compreensão. Basta acessar o ícone de surdez no lado direito da página principal do Daily Baby, baixar o aplicativo e começar a usar, selecionando a informação desejada que, imediatamente é traduzida para Libras.
Daily Baby
Criado por jovens empreendedores catarinenses, o Daily Baby foi em abril de 2013 ao ar na internet brasileira. Com investimento inicial de R$ 30 mil, tem atualmente 5 mil usuários ativos. O Daily Baby traz ‘alertas’ (push notification) importantes de auxílio aos pais, que recebem via e-mail ou mensagens de texto lembretes de datas de vacinação, consultas pediátricas, reuniões de pais e datas especiais na escola e até mesmo indicação de baixa de estoque de fraldas e outros produtos para a criança.
Desenvolvido em plataforma ‘white label’, permite que a sua inteligência seja “vestida” por outras marcas e incorpora aplicativo mobile iOS e Android. Além de versão gratuita para acesso, o Daily Baby tem uma versão Premium, para personalizações pelos usuários. Em termos de negócios B2B / B2C, o sistema, quando aplicado a uma comunidade de clientes consumidores, pode também servir como ferramenta de pesquisa, marketing empresarial e aumento de vendas/fidelização. O Daily Baby está em estágio de conversação com empresas, aceleradoras e investidores interessados.