Publicidade
Início Notícias Comunicações Volume dos serviços de TIC recuam 4,3% em novembo

Volume dos serviços de TIC recuam 4,3% em novembo

0
Publicidade

Os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) apresentaram queda de 4,3% no volume em novembro, com destaque para telecomunicações, com retração de 4,7%, e serviços de TI, com perdas de 2,9%.  Já os serviços de informação e comunicação registraram variação negativa de 4,4% em novembro, na comparação com igual mês do ano anterior, contra queda de 3,2% na comparação com outubro e recuou de 0,6% ante setembro.

As variações acumuladas no ano e em 12 meses ficaram em 0,1%, segundo a pesquisa mensal, divulgada nesta quinta-feira, 14, pelo IBGE. Os serviços de TIC caíram 3,5% e 0,9% na comparação com os resultados dos meses de outubro e setembro, respectivamente. Nessas mesmas comparações, o volume dos serviços de telecomunicação recuou 4% e 2,4%, e o de TI caiu 1,7% ante outubro, porém aumentou 4,7%, em relação ao volume obtido no mês de setembro de 2015.

Os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, apresentaram variação negativa mensal de 4,6% no volume, mas igual ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com o mês de outubro, a queda foi de 1,5% e ante setembro, a taxa ficou positiva em 0,8%. Em 11 meses, o acumulado é de retração de 4,1%, ficando em 4% considerando 12 meses.

Segundo o IBGE, o volume de serviços prestados no Brasil, no mês de novembro de 2015, apresentou queda de 6,3%, na comparação com igual mês do ano anterior, a maior da série iniciada em 2012, contra recuos de 5,8% de outubro e 4,8% de setembro, mantendo a sequência de resultados negativos registrados em 2015 (à exceção de março, que registrou crescimento de 2,3%). Nesta mesma comparação, a receita nominal registrou variação negativa anual de 0,8% em novembro, contra queda de 0,4% em outubro e estabilidade em setembro. A taxa acumulada da receita nominal no ano ficou em 1,4% e, em 12 meses, 1,6%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile