Publicidade
Início Notícias Comunicações ESG: Anatel nomeia Maria Lucia Valadares e Silva para Conselho Superior do...

ESG: Anatel nomeia Maria Lucia Valadares e Silva para Conselho Superior do CEADI

0
Publicidade

O Conselho Diretor da Anatel decidiu, por meio de circuito deliberativo, nomear a servidora Maria Lucia Valadares e Silva, chefe da Assessoria de Relações com Usuários (ARU) da Agência, para o Conselho Superior do Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (CEADI).

A nomeação marca um avanço significativo para instituição, destacando a inclusão de chefes de assessoria, além dos superintendentes, em sua estrutura decisória. Esta decisão reflete um alinhamento estratégico com as metas globais de desenvolvimento sustentável e promoção da equidade de gênero, ressaltando o compromisso da Anatel em incorporar uma visão ampla e inclusiva na condução das políticas de telecomunicações.

Maria Lucia traz uma bagagem profissional e acadêmica robusta para o CEADI, com experiências no setor privado, estatal, acadêmico, até a atuação em gestão pública, ocupando posições de liderança na Anatel e na Presidência da República. Sua trajetória evidencia uma dedicação à inovação em gestão, tendo sido a responsável pela implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na Anatel e, mais recentemente, responsável pela adequação da Agência à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), sendo uma das especialistas da Agência no tema, somando qualidades que podem contribuir para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

O Regimento Interno do CEADI, proposto pelo Conselheiro Alexandre Freire e instituído recentemente pela Resolução Interna nº 284, de 24 de janeiro de 2024, define critérios claros para a composição do Conselho Superior, enfatizando a importância da diversidade de gênero e da interdisciplinaridade. A escolha de Maria Lucia exemplifica esse compromisso, trazendo à mesa uma perspectiva valiosa que enriquece o processo decisório com visões diversificadas e complementares.

Adicionalmente, a sua indicação alinha-se com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, particularmente os relacionados à igualdade de gênero (ODS 5) e à inovação e infraestrutura (ODS 9). Sua contribuição será importante na elaboração de políticas que visam a inclusão digital e a promoção da inovação tecnológica, pilares para o atingimento das metas estabelecidas pela Agenda 2030 no Brasil.

A designação da servidora materializa a propostas contida no Ofício nº 65/2023/AF-ANATEL (SEI nº 10822999), de 6 de setembro de 2023, no qual o Conselheiro Alexandre Freire sugeriu ações relativas à equidade de gênero à presidência da Anatel e informou que o CEADI promoveria a inserção de normas específicas em seu Regimento para garantir essa equidade na composição de seu Conselho Superior. Tem conexão, ainda, com o Ofício nº 85/2023/AF-ANATEL (SEI nº 11158633) enviado em 21 de novembro de 2023 ao Presidente do Comitê das Agências Reguladoras Federais – COARF. Por meio daquele instrumento Freire o concitou “a promover como tema comum entre as agências reguladoras federais a agenda da igualdade de gênero, em linha com o Objetivo 5 da Agenda 2030 da ONU, com a Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulheres da ONU e com as recomendações da OCDE”.

“A sua presença no Conselho Superior do CEADI não apenas reafirma o papel vital das mulheres na liderança e no desenvolvimento e implementação de políticas públicas, mas também sublinha a importância de construir um ambiente regulatório e tecnológico pautado na equidade e no respeito mútuo”, comentou Freire. Nesse aspecto, o Conselheiro espera que o CEADI se estabeleça como pioneiro na criação de um ecossistema de telecomunicações que seja inclusivo, resiliente e alinhado aos desafios globais do século XXI, entre os quais a promoção da igualdade de gênero.

E complementou: “a designação da servidora para compor o Conselho Superior do Centro é um passo decisivo em direção a um futuro em que tecnologia, inovação, sustentabilidade e igualdade caminham juntas”. “Sua nomeação não apenas atende aos critérios técnicos e éticos esperados para o cargo, mas também reflete um compromisso com os valores de uma sociedade que aspira a um desenvolvimento mais equitativo, inclusivo e sustentável”, disse.

Para Maria Lucia, “o CEADI vem desempenhando um papel fundamental na discussão de ideias que compõem a fronteira do conhecimento em telecomunicações, não só sob o aspecto das novas tecnologias, mas sobretudo naquilo que o setor pode contribuir em termos de desenvolvimento econômico sustentável e socialmente justo”. Além disso, “o compromisso assumido pelo CEADI, na esteira da não discriminação, seja ela de qualquer natureza, etária, racial, de gênero, coloca o Centro no conjunto daquelas organizações comprometidas com a Agenda 2030”, completou.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile