Publicidade
Início Notícias Gestão Departamentos jurídicos enfrentam aumento da carga de trabalho, pressões orçamentárias e lenta...

Departamentos jurídicos enfrentam aumento da carga de trabalho, pressões orçamentárias e lenta adoção de tecnologia revela estudo

0
Publicidade

De acordo com o sétimo Índice de Operações do Departamento Jurídico (LDO por Legal Department Operations), publicado em outubro pelo Thomson Reuters Institute, 65% dos entrevistados indicaram que o volume de trabalho jurídico realizado por sua equipe aumentou no ano passado.

Apesar do aumento da carga de trabalho, os advogados não viram um aumento correspondente em seu orçamento, com quase 60% dos entrevistados relatando que o orçamento de seu departamento jurídico permaneceu o mesmo ou diminuiu.

Em resposta, os departamentos jurídicos estão priorizando o controle de suas despesas terceirizadas (85% listaram isso como uma alta prioridade) e implementando ferramentas tecnológicas de economia de tempo para simplificar o fluxo de trabalho e os processos manuais (71% listaram como uma alta prioridade).

Apesar da priorização contínua do investimento em tecnologia, quase metade (47%) relata que o ritmo de avanço em tecnologia e processos em seu departamento foi lento, com poucas ou nenhuma mudança feita a cada ano, ou inexistente.

Outras descobertas na LDO de 2022 incluem:

• Quase um terço (28%) relatou estar insatisfeito ou muito insatisfeito com o orçamento e a alocação de recursos para seu departamento jurídico.

• Quase metade (49%) dos departamentos jurídicos dizem que estão priorizando trazer mais trabalho de forma interna. Apesar disso, oito em cada dez (80%) departamentos internos ainda relatam que um quarto (25%) ou mais de seu trabalho foi tratado por um escritório de advocacia externo.

• Mais de 20% dizem que a tecnologia existente de seu departamento jurídico é subutilizada em pelo menos 13 categorias de tecnologia diferentes, incluindo sistemas como faturamento eletrônico e pesquisa jurídica, mas também outros sistemas operacionais importantes, como gerenciamento de contratos, gerenciamento de documentos, know-how, gerenciamento de conhecimento e automação de fluxo de trabalho jurídico.

Os dados para o Índice são compostos por análises de despesas jurídicas coletadas do Legal Tracker da Thomson Reuters e obtidas de mais de 1.500 departamentos jurídicos corporativos e uma pesquisa da Thomson Reuters realizada em agosto e setembro de 2022 que ouviu 107 departamentos jurídicos. O resumo executivo da LDO 2022 está disponível em português, o relatório completo pode ser acessado em inglês.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile