Publicidade
Início Notícias Plataforma aberta Asterisk avança na Europa e América Latina

Plataforma aberta Asterisk avança na Europa e América Latina

0
Publicidade

Com mais de 3 milhões de downloads em 2007, a plataforma open source Asterisk é considerada um sucesso na adoção de sistema para de telefonia IP e contact center, que está crescendo na Europa e América Latina. ?Além disso, ganha espaço não só no segmento de pequenas empresas, mas também no mercado enterprise, uma vez que os desenvolvedores estão criando aplicativos verticalizados, como gestão de empresas aéreas, hotéis, etc?, afirma Mark Spencer, CTO da Digium, que esteve no Brasil participando por três dias de um evento dedicado aos parceiros de negócios da Commlogik, que representa a empresa no país.

Ele ressalta que 50% dos negócios da Digium são fora dos Estados Unidos e que a América Latina é a terceira região em faturamento da Digium, perdendo apenas para os EUA e para a Europa. ?Hoje temos mais de dois mil parceiros, sendo que mais de 50% deles trabalham com o Asterisk nos países da América Latina?.

Segundo Alexandre Hebra, presidente da Commlogik Corporation, a plataforma Asterisk pode reduzir o custo de uma solução de telefonia em até 80%. ?Podemos usar como exemplo uma empresa com 100 ramais e 60 troncos, comparando os custos de uma solução tradicional de mercado o usuário pode reduzir em até 80% os custos implantando o Asterisk?, ressalta Alexandre.

Com relação ao suporte, item que preocupa muito as empresas, Hebra destaca que a economia continua numa média de 30 a 50% abaixo do custo de suporte comercializado tradicionalmente. Hoje a Comlogik tem cerca de 400 parceiros de negócios, integradores e desenvolvedores que atuam localmente.

Certificação

Outra iniciativa é o trabalho que a Digium está realizando para aperfeiçoar seu programa de treinamento e certificação de profissionais que trabalham com o software Asterisk, com a inclusão de um teste de certificação denominado DCAP -Digium Certified Asterisk Professional.

?Hoje temos já seis profissionais capacitados com o novo modelo?, diz Hebra. Esses profissionais também mantêm uma comunidade de relacionamento dentro do Linkedin para intercâmbio de informações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile