Publicidade
Início Gestão Cloud Hotel na Amazônia implementa SAP Business One para aliar turismo e preservação...

Hotel na Amazônia implementa SAP Business One para aliar turismo e preservação ambiental

0
Publicidade

Estabelecido num santuário ecológico na Amazônia, o hotel Cristalino Lodge buscou a  apoio da tecnologia para melhorar a gestão de um negócio que combina hotelaria, turismo e preservação ambiental.

Inaugurado em 1990, o Cristalino Lodge está sediado à beira do rio Cristalino, no Mato Grosso, estado com três dos mais importantes biomas brasileiros: a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. Dos 11.399 hectares de área, dois foram utilizados para construir as instalações do hotel – a renda gerada pelo ecoturismo serve para manter intactos os outros 11.397 hectares de floresta amazônica.

Para melhorar a conscientização ecológica na região, parte da renda do hotel é destinada aos projetos da Fundação Ecológica Cristalino. Entre as atividades estão iniciativas de educação ambiental para crianças, fomento de alternativas econômicas sustentáveis, pesquisa científica e monitoramento das reservas florestais.

Alex Da Riva, gerente do hotel, explica o histórico de adoção do software da SAP para administrar as atividades do hotel: “Adotamos o SAP Business One em 2013, e a nossa maior dificuldade era melhorar a gestão financeira e contábil do negócio”.

De acordo com Da Riva, a intenção era aprimorar a visão do fluxo de caixa, de modo a entender a real situação da instituição e tomar as melhores decisões para garantir o crescimento do hotel. “Utilizamos o SAP Business One em vários setores da empresa – compras, estoques, vendas de pacotes, gestão financeira e até mesmo a gestão do bar e do restaurante do hotel”, explica.

Para dar conta dessa transição, a empresa fez alguns testes. “Depois de validar esses processos, importamos as informações e começamos a usar efetivamente o SAP. A fase de testes foi importante, com muita ajuda dos consultores da Seidor para melhorar esses processos de negócios”. A implementação levou alguns meses, complementa Da Riva. “A parte técnica não é tão difícil, o mais complicado é entender quais processos podem ser melhorados com a adoção do software”.

Entre os benefícios, Da Riva destaca relatórios financeiros e operacionais mais precisos. “Assim temos uma avaliação em tempo real do negócio. Conseguimos também uma melhor gestão das vendas e podemos oferecer incentivos aos vendedores, o que aumenta a produtividade da equipe de vendas. Além disso, temos mais controle das compras e dos estoques, gerando mais eficiência e economia na gestão”.

Segundo Da Riva, outra vantagem é a administração da cadeia de fornecedores, algo fundamental para o ramo hoteleiro. “Conseguimos fazer projeções futuras e acompanhamento. Outro aspecto melhorado pelo SAP é a manutenção dos equipamentos dos hotéis – consigo saber as datas de manutenção e prever se um equipamento está ficando obsoleto e precisa ser trocado antecipadamente”, enfatiza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile