Publicidade
Início Notícias Vendas mundiais de celulares caem 3% e de smartphones crescem 47%

Vendas mundiais de celulares caem 3% e de smartphones crescem 47%

0
Publicidade

As vendas mundiais de celulares atigiram a marca de 428 milhões de unidades no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 3,1% em relação ao mesmo período de 2011, de acordo com dados divulgados pelo Gartner nesta quarta-feira, 14. A venda de smartphones representou 39,6% do total e registrou um crescimento de 46,9%, totalizando 169,2 milhões de unidades comercializadas entre julho e setembro.

A Samsung manteve a liderança no ranking dos fabricantes de celulares no período, com 22,9% de participação de mercado e 97,9 milhões de equipamentos vendidos, o que representa um crescimento de 18% em relação a igual trimestre de 2011. Em seguida está a Nokia, com 19,2% de market share e 82,3 milhões de unidades vendidas, mas com queda de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Apple aparece na terceira posição, com 5,5% de quota de mercado e 23,5 milhões de dispositivos comercializados, o que representa um aumento de 36% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

Para analistas da consultoria, a Samsung se beneficiou da forte demanda por sua linha Galaxy, nas diferentes faixas de preço, ainda aumentou a diferença em relação à Apple no mercado de smartphones, vendendo 55 milhões de unidades no terceiro trimestre e obtendo 32,5% de participação no mercado global de smartphones no período. Porém, com o lançamento do iPhone 5 em outros países no quarto trimestre, incluindo a China, e a chegada das festas de fim de ano, o Gartner avalia que a Apple terá um período mais forte em vendas. O mercado de smartphones foi dominado pela Apple e Samsung, que juntas foram responsáveis por 46,5% do segmento.

Mesmo com o declínio do mercado de celulares, o analista principal da pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, avalia que a demanda por esses aparelhos tende a aumentar. "Depois de dois trimestre consecutivos de queda nas vendas de telefones móveis, a demanda melhorou tanto nos chamados mercados maduros quanto emergentes. Na China, as vendas de celulares cresceram impulsionadas pela demanda por smartphones. Nos mercados maduros, vimos a substituição de celulares comuns em razão do enorme número de smartphones lançados no trimestre."

Sistemas operacionais

Em relação aos sistemas operacionais para dispositivos móveis, o domínio do mercado se manteve com o Android, do Google, com 122,4 milhões de unidades vendidas, um expressivo crescimento de 102,6% em relação ao terceiro trimestre de 2011. A participação de mercado do Android saltou de 52,5% para 72,4%. Os aparelhos com o sistema operacional da Apple, iOS, totalizaram 23,5 milhões de unidades vendidas, 36% a mais que no mesmo período do ano anterior. A participação de mercado, porém, caiu de 15% para 13,9%. Em terceiro lugar está o sistema operacional da RIM, com 8,9 milhões de unidades vendidas, um declínio de 29% na mesma base comparação, enquanto sua participação de mercado passou de 11% para apenas 5,3%. O Windows Mobile, sistema operacional da Microsoft, aparece em sexto lugar, com 4,05 milhões de aparelhos embarcados e um crescimento de 138% em relação ao terceiro trimestre anterior. Sua participação de mercado também cresceu, de 1,5% para 2,4%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile