Publicidade
Início Blogueria Mitos e verdades sobre o trabalho híbrido sobre os quais você precisa...

Mitos e verdades sobre o trabalho híbrido sobre os quais você precisa pensar

1
Publicidade

Antes da pandemia, a maior parte das organizações operava em um ambiente de trabalho, projetado em torno dos locais físicos. Não obstante os sinais evidentes de que a quebra deste paradigma é inevitável a médio ou longo prazos, a rejeição a um modelo de trabalho distribuído era a atitude predominante

Veio a pandemia e, mesmo a contragosto, boa parte dos executivos tiveram que se render a algum modelo de trabalho online, sob pena de verem seus negócios ruírem. Mas a afirmativa mais comum ainda era: “assim que tudo isso acabar, o trabalho irá voltar ao normal”.

Demorou muito mais tempo do que se esperava, mas hoje, o que se tem notado é que, mesmo de forma lenta, as atividades estão voltando ao normal, mas a experiência do trabalho à distância foi forte o suficiente para que gestores e colaboradores o tratem como algo a ser considerado daqui em diante.

Contudo, ficou evidenciado, mesmo de forma velada, por parte das lideranças, que o modelo emergencial utilizado durante a pandemia é longe de ser aceitável como forma de trabalho que leve a resultados melhores. Isso porque, naquele momento, não foi possível enxergar nada diferente do que simplesmente virtualizar as práticas usuais de trabalho as quais já não eram tão eficientes.

O resultado todo mundo viu (e sentiu): reuniões e mais reuniões, na maior parte das vezes, sem intervalos, sem tempo de maturação e sem planejamento adequado, o que pode ter dado a falsa impressão de “produtividade”, quando, na realidade, levou a uma exacerbação de estresse e fadiga. O mito da produtividade relacionada a volume de trabalho precisa ser quebrado em função de uma nova realidade, voltada à entrega de resultados, compromisso com prazos e qualidade dos produtos. Insistir nessa falsa percepção levará inexoravelmente ao fracasso.

Estamos vivenciando um momento de transição. Entretanto, como em outros movimentos no passado recente, a indústria das soluções de tecnologia pressiona, levando muitos a acreditarem que o chamado modelo híbrido de trabalho seja somente uma evolução tecnológica. Não é. É necessária uma reflexão profunda e pensar em mudanças que sejam evolutivas, sustentáveis e perenes. Que tragam resultados, agilidade e resiliência.  Não as oportunistas, como as que temos visto serem propostas por aí, visando resultados de curto prazo, que vão se esvair na primeira próxima crise.

A verdadeira transformação do trabalho não está em implementar ferramentas de produtividade baseadas em tecnologia que viabilizam o trabalho intensivo, independente do horário, virtualizando simplesmente o ambiente físico e modelos obsoletos. É outro mito que precisa ser revisto. O modelo de trabalho não é transformado pela tecnologia, mas habilitado por ela com conceitos que levem em consideração reinventar o trabalho em torno de um desenho onde o ser humano seja o centro – não o local físico onde ele se encontre e muito menos o volume de trabalho – que favoreça a colaboração espontânea, permita o compartilhamento instantâneo de informação, a experimentação e o aprendizado em favor do meio ambiente, social e governança corporativa, significado da sigla tão popular hoje, o ESG.  Não se trata de trabalhar mais, mas de trabalhar melhor para melhores resultados.

Os recursos de tecnologia e comunicação são fundamentais para essa mudança. Assim como as questões relacionadas a segurança e proteção de dados. Mas, no topo da transformação está a visão do que imaginamos ser um modelo híbrido de trabalho, que permita a convivência de times multidisciplinares, colaborativos,  trabalhando em conjunto independente do local físico onde se encontrem, gerando valor e resultados para acionistas, clientes, fornecedores assim como qualidade de vida para seus colaboradores e parceiros.

A hora e oportunidade de iniciar sua jornada é agora. O que você está esperando?

Enio Klein, influenciador e especialista em vendas, experiência do cliente e ambientes colaborativos com foco na melhoria do desempenho das empresas a partir do trabalho em equipe e colaboração. CEo da Doxa Advisers e professor de Pós-Graduação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile