Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Com acesso a IA, colaboradores aumentam a produtividade em 20%

Com acesso a IA, colaboradores aumentam a produtividade em 20%

0
Publicidade

Poucas revoluções tecnológicas se disseminaram de forma tão rápida como a inteligência artificial (IA) generativa. No último ano, os modelos fundacionais que impulsionam a IA generativa se mostraram capazes de rivalizar com a capacidade humana de perceber, entender, comunicar, criar, raciocinar e usar ferramentas.

O lançamento público do ChatGPT, no final de 2022, tornou esses modelos acessíveis a uma grande base de pessoas que não tinham qualquer experiência em lidar com essa tecnologia. Apenas dois meses após esse lançamento, o ChatGPT já contava com mais de 100 milhões de usuários – uma taxa de adoção cinco vezes mais rápida do que a do campeão anterior, o TikTok.

Para as empresas, esses modelos representam, mais do que uma revolução tecnológica, uma profunda mudança econômica. Com uma barreira relativamente baixa para que as companhias experimentem maneiras de usar a IA generativa em seus negócios, a tecnologia está se espalhando para um espectro mais amplo de indústrias e capacidades.

Os modelos fundacionais mais recentes melhoraram drasticamente em relação às versões anteriores. Trata-se de uma mudança significativa na economia e no desempenho para compreender, raciocinar, gerar e agir sobre dados não estruturados. A pesquisa da Bain sugere que o acesso a um grande modelo de linguagem e ferramentas de IA pode ajudar as organizações a acelerar 20% das tarefas dos trabalhadores sem perda de qualidade.

As companhias estão vendo resultados iniciais, com redução de custos e aumento de produtividade e qualidade em aplicações como vendas e marketing, resolução de tickets de TI, aquisição de talentos de RH e gerenciamento de desempenho, desenvolvimento de software e centros de contato e help desk de clientes. A pesquisa da Bain com empresas de software revela que 75% dos executivos desse segmento afirmam que a IA atingiu ou superou seus objetivos, 76% dizem que ela está acelerando o tempo de chegada ao mercado, e 63% percebem melhorias na qualidade do código.

Os modelos fundamentais e a IA generativa já estão criando novo valor em casos que antes não eram possíveis, como atualização rápida de habilidades, hiper personalização e testes A/B de baixo custo, redefinição da experiência do cliente e remodelagem do negócio.

Para executivos e conselhos de administração, a chegada da IA em escala apresenta oportunidades enormes. A maioria está focada em entender como a ferramenta pode agregar valor, mas também é importante lidar com uma série de questões técnicas e de processo que podem apoiar a implementação rápida de soluções com a tecnologia.
A partir de seus mais recentes estudos, a Bain elencou os principais aspectos técnicos que as companhias devem considerar para implementar a IA generativa:

– Mecanismos de privacidade para garantir a segurança dos dados e dos clientes, bem como a conformidade com regulamentos;

– Estratégia sólida para desenvolvimento apenas de aplicações mais sensíveis ao negócio, mantendo o equilíbrio de escolhas de fornecedores para evitar dependência;

– Utilização de operações adequadas de aprendizado de máquina (ML Ops) e processos de engenharia para testar e preservar a qualidade e a resiliência de modelos complexos e não determinísticos, bem como manter a qualidade dos dados de entrada, com arquitetura escalável para componentes e modelos reutilizáveis;

– Acesso a recursos computacionais que permitam uma ampla variedade de pontos de design de energia e desempenho, da nuvem ao edge.
Além da estrutura tecnológica, a Bain acredita que as empresas devem responder a três questões sobre processo antes de seguir para os próximos passos:

– Nossas experimentações em ambientes de sandbox podem entregar rapidamente resultados que demonstrem o valor potencial?

– Temos um roteiro para escalonamento e gerenciamento de mudanças para nos ajudar a alcançar o potencial completo da tecnologia?

– Estamos preparados para redesenhar processos de negócios e realocar mão de obra na velocidade exigida pelas inovações?

A rápida adoção da IA ao longo do último ano e as muitas maneiras pelas quais ela contribui para a produtividade e criatividade geraram uma onda de entusiasmo em todo o setor de tecnologia e além. Produtos e serviços devem evoluir rapidamente nos próximos seis meses, especialmente porque o estabelecimento de grandes modelos fundacionais significa que o custo da experimentação é relativamente baixo. Esperar para ver o que os concorrentes vão fazer é dar espaço para que eles cresçam. Nesse sentido, como a sua empresa pode criar valor com a IA hoje?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile