Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Intel lança nova geração de produtos para ampliar o mercado de IA

Intel lança nova geração de produtos para ampliar o mercado de IA

0
Michelle Johnston Holthaus, VP e gerente geral de Client Computing Group da Intel, mostra o processador Intel Core Ultra - foto: Intel Corporation
Publicidade

No evento “AI Everywhere” realizado nesta quinta-feira, 14, na cidade de Nova York (EUA), a Intel anunciou um amplo portfólio de produtos de Inteligência Artificial para levar soluções de IA aos clientes em qualquer lugar – no data center, na nuvem, na rede, no PC e na borda.

“A inovação em IA está pronta para elevar o impacto da economia digital para até um terço do produto interno bruto global1,”, afirma Pat Gelsinger, CEO da Intel. “A Intel está desenvolvendo tecnologias e soluções que capacitam os clientes a integrar perfeitamente e executar efetivamente a IA em todas as suas aplicações – na nuvem e, cada vez mais, localmente no PC e na borda, onde os dados são gerados e utilizados.”

Gelsinger destacou a ampla presença da Intel em IA, abrangendo servidores na nuvem e empresariais, redes, clientes de volume e ambientes de borda onipresentes. Ele também reforçou que a Intel está no caminho para lançar cinco novos nós de tecnologia de processo em quatro anos.

“A Intel está em uma missão para levar a inteligência artificial a todos os lugares por meio de plataformas excepcionalmente projetadas, soluções seguras e suporte a ecossistemas abertos. Nosso portfólio de IA se fortalece ainda mais com o lançamento de hoje do Intel Core Ultra, marcando a era do PC com IA e o Xeon de 5ª geração acelerado por IA para empresas”, disse Gelsinger.

Intel Core Ultra dá mais poder ao PC com IA e uma nova onda de aplicativos

O Intel Core Ultra representa a maior mudança arquitetônica da empresa em 40 anos e lança a geração de PCs com IA com inovação em todos os aspectos: computação da CPU, gráficos, energia, vida útil da bateria e novos recursos profundos de IA. O PC com IA representa a maior transformação na experiência de PC em 20 anos, desde que os laptops desvinculados Intel Centrino possibilitaram a conexão Wi-Fi de qualquer lugar.

O Intel Core Ultra apresenta o primeiro acelerador de IA integrado para clientes da Intel – a unidade de processamento neural, ou NPU – para possibilitar um novo nível de aceleração de IA com eficiência energética, oferecendo 2,5 vezes mais eficiência energética do que a geração anterior2. Sua GPU de classe mundial e CPU líder também são capazes de acelerar soluções de IA.

Mais importante, a Intel está firmando parcerias estreitas com mais de 100 fornecedores de software que trarão ao mercado de PCs centenas de aplicativos impulsionados pela IA – um amplo conjunto de aplicações altamente criativas, produtivas e divertidas que mudará a experiência com PCs. Para consumidores e clientes comerciais, há um conjunto mais extenso de aplicativos aprimorados pela IA que funcionará muito melhor com o Intel Core Ultra, especialmente em comparação com plataformas concorrentes. Por exemplo, criadores de conteúdo que trabalham com o Adobe Premier Pro terão um desempenho 40% melhor em relação aos chips da concorrência3.

Os PCs com Intel Core Ultra baseados em IA estão disponíveis agora em determinados varejistas dos EUA para a temporada de festas. No próximo ano, o Intel Core Ultra levará a IA para mais de 230 designs de fabricantes de laptops e PCs em todo o mundo. Os PCs com IA compreenderão 80% do mercado de PCs até 20284 e trarão novas ferramentas para a forma como trabalhamos, aprendemos e criamos.

Montagem do processador Intel Core Ultta na fábrica de Penang – foto: Intel Corporation

Novo processador Xeon leva IA mais poderosa a data centers, nuvem, redes e bordas

Também foi lançada a família de processadores Intel Xeon de 5ª geração representa um salto significativo em desempenho e eficiência5: um ganho médio de desempenho de 21% com a mesma potência térmica garante um ganho6 de 36% em desempenho por watt. Clientes que seguem um ciclo típico de atualização de cinco anos e atualizam gerações ainda mais antigas podem reduzir o TCO em até 77%.

O Xeon é o único processador de data center convencional com aceleração de IA integrada, sendo que o novo Xeon de 5ª geração oferece até 42% a mais de inferência e ajuste fino em modelos tão grandes quanto 20 bilhões de parâmetros9. Além disso, é também o único CPU com um conjunto consistente e em constante melhoria de resultados de benchmarking de treinamento e inferência do MLPerf.

Os aceleradores de IA integrados ao Xeon, juntamente com software otimizado e recursos de telemetria aprimorados, permitem implantações mais gerenciáveis e eficientes de cargas de trabalho exigentes, de rede e de borda, em provedores de serviços de comunicação, redes de distribuição de conteúdo e mercados verticais, como varejo, saúde e manufatura.

Durante o evento, a IBM anunciou que os processadores Intel Xeon de 5ª geração alcançaram, durante testes, um desempenho em consultas até 2,7 vezes melhor em sua plataforma watsonx.data em comparação com os processadores Xeon da geração anterior. O Google Cloud, que implantará o Xeon de 5ª geração no próximo ano, observou que a Palo Alto Networks dobrou o desempenho de seus modelos de aprendizagem profunda para detecção de ameaças usando a aceleração integrada do Xeon de 4ª geração por meio do Google Cloud. E o estúdio de jogos Gallium Studios recorreu à plataforma de IA da Numenta que usa processadores Xeon visando elevar o desempenho de inferência em 6,5 vezes em uma instância na nuvem baseada em GPUs, reduzindo custos e latência em seu jogo Proxi baseado em IA.

Esse tipo de desempenho abre novas possibilidades para aplicações de processamento de linguagem natural e IA avançada – não apenas em data centers e na nuvem, mas em todas as aplicações de rede e também nas bordas.

Aceleração e soluções de IA em todos os lugares em que os desenvolvedores precisarem

Tanto o Core Ultra quanto o 5ª Geração Xeon encontrarão seu espaço em locais inesperados. Imagine um restaurante que orienta suas escolhas de menu com base no seu orçamento e necessidades dietéticas; um chão de fábrica que identifica problemas de qualidade e segurança na fonte; um ultrassom que detecta o que os olhos humanos poderiam perder; uma rede elétrica que gerencia a eletricidade com precisão cuidadosa.

Esses casos de uso de edge computing representam o segmento computacional de mais rápido crescimento – com um mercado global avaliado em US$ 445 bilhões até o final da década – no qual a IA é a carga de trabalho que também cresce mais aceleradamente. Nesse segmento, dispositivos-cliente e dispositivos nas bordas estão gerando 1,4 vez mais demanda por inferência do que os data centers.

Em muitos casos, será empregada uma combinação de soluções de IA que faça sentido para os negócios. Veja o exemplo do Zoom, que executa cargas de trabalho de IA em sistemas-cliente baseados no Intel Core e soluções em nuvem baseadas no Intel Xeon em sua plataforma multifuncional de comunicação e colaboração para proporcionar a melhor experiência e os melhores custos aos usuários. O Zoom usa IA não apenas para eliminar o latido do cachorro do vizinho e desfocar o escritório doméstico desarrumado, mas também para gerar um resumo da reunião e escrever mensagens de e-mail.

A Intel oferece tecnologias de hardware de IA e também se empenha para torná-las acessíveis e fáceis de usar. Isso significa incorporar aceleração às estruturas de IA usadas pelos desenvolvedores (como PyTorch e TensorFlow) e oferecer bibliotecas básicas (por meio do oneAPI) para tornar o software portável e de alto desempenho em diferentes tipos de hardware.

Ferramentas avançadas de desenvolvimento, incluindo o kit de ferramentas de código aberto oneAPI da Intel e o OpenVINO, ajudam os desenvolvedores a usar a aceleração de hardware para cargas de trabalho e soluções de IA e a rapidamente criar, otimizar e implantar modelos de IA em uma ampla variedade de alvos de inferência.

Acelerador de IA Intel Gaudi3

Ao encerrar o evento, Gelsinger também deu mais informações sobre o Intel Gaudi 3, mostrando pela primeira vez um wafer do acelerador de IA de nova geração para aprendizagem profunda e modelos de IA Generativa em grande escala que será lançado no próximo ano. A Intel tem visto uma rápida expansão de seu pipeline Gaudi devido às crescentes e comprovadas vantagens de desempenho combinadas com preços altamente competitivos. Com a maior demanda por soluções de IA Generativa, a Intel espera conquistar uma maior parcela do mercado de aceleradores em 2024 com seu conjunto de aceleradores de IA liderado pelo Gaudi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile