Preparar todo o ambiente tecnológico para expandir a base de clientes e acelerar suas soluções. Essa era a principal dor da Brainiall, fornecedora independente de software (ISV) e de Software as a Service (SaaS) focada em trazer a automação da Inteligência Artificial (IA) para a próxima geração do mercado industrial.
Tudo começou com o desejo da Brainiall de crescer e ingressar em novos mercados, como destaca o CEO da companhia, Fabio Suizu. “Buscávamos uma alternativa que acelerasse as nossas soluções SaaS com a modernização da nuvem”, explica.
O executivo esclarece que o serviço de IA hospedado na nuvem da Brainiall utiliza dados de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) de seus clientes e outras entradas para funcionar como um piloto automático, integrado diretamente aos sistemas de controle supervisório para coletar dados de sensores, calcular parâmetros de processo ideais e fazer ajustes automáticos nas operações.
Com isso, o software de automação de IA pode ajudar as empresas de mineração a aumentar o rendimento no processo de moagem – no qual grandes pedaços de rocha são quebrados para extrair minerais – em 8%, o que pode elevar as receitas em milhões de dólares e reduzir o consumo de energia em cerca de 3%, poupando custos e reduzindo os efeitos ambientais.
Suizu explica que, anteriormente, a companhia utilizava tecnologia de nuvem pública, mas enfrentava dificuldades para dimensionar seu modelo. “Demandávamos uma segurança mais robusta e a capacidade de coletar, processar e analisar dados em tempo real a partir dos nossos serviços de nuvem, com foco em desempenho, flexibilidade, confiabilidade, arquitetura enxuta, maturidade na aplicação de IA, aprendizado de máquina e economia de custos”, conta.
Para elevar este patamar tecnológico, a empresa contou com a expertise da SoftwareOne – líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem e serviços, que foi responsável pela reconstrução da arquitetura da Brainiall na Amazon Web Services (AWS), obtendo assim, mais controle sobre as suas soluções, melhora no desempenho e redução de custos de consumo da nuvem. “Escolhemos a SoftwareOne e a migração para a AWS pois acreditamos que essa parceria nos traria significativos benefícios tecnológicos e de negócios”, ressalta o executivo.
Passo a passo de um projeto de sucesso
Para alcançar seus objetivos, a Brainiall optou por participar do Programa de Modernização NextGen ISV da SoftwareOne com a AWS, o qual é projetado para acelerar e reduzir os riscos na jornada de transformação de negócios ISV, oferecendo incentivos e serviços guiados para a modernização de produtos.
A SoftwareOne iniciou o desenvolvimento do projeto identificando as necessidades e a visão de negócios da Brainiall para então planejar as estratégias de transformação e inovação. “Realizamos um AWS Assessment, ou seja, um diagnóstico, para avaliar os requisitos técnicos para desenvolver e operar uma arquitetura nova e aprimorada para a solução de mineração IoT da Brainiall na nuvem da AWS”, explica o Cleyton Leal, Technology Services Sales Leader da SoftwareOne.
O CEO da Brainiall esclarece que os serviços de IA da empresa são relativamente novos no mercado. No entanto, a AWS e a SoftwareOne forneceram os recursos tecnológicos necessários para atingir os objetivos com facilidade e rapidez. “Antes, tínhamos vários sistemas em funcionamento, mas faltava controle sobre eles. Agora, dispomos de uma solução holística e podemos controlar todo o processo, além de personalizar diretamente o ambiente de nuvem. Isso não apenas nos poupa tempo de desenvolvimento, como nos leva a um nível totalmente novo de desempenho e flexibilidade”, afirma Suizu.
Benefícios com tecnologia de ponta
Como resultado, o projeto permitiu à Brainiall implementar uma nova estratégia de entrada no mercado para expandir suas ofertas de IA-SaaS para novos clientes por meio do AWS Marketplace. Também foi possível otimizar sua solução IoT SaaS com uma arquitetura completamente nova na AWS, o que inclui o processamento quase em tempo real e a visualização de mais de 100 variáveis de mineração, como velocidade do moinho, umidade, pressão e fluxo de água.
O projeto ainda resultou no desenvolvimento de um gêmeo digital para fornecer insights sobre como diferentes ações podem apoiar o negócio a se expandir mais rapidamente. A tecnologia de ponta agora permite à companhia demonstrar suas soluções a potenciais clientes com eficiência e velocidade sem precedentes ao replicar virtualmente seu ambiente de mineração, contornando processos demorados como conformidade regulatória e solicitação de acesso a dados
. “Nossa previsão é que essa abordagem simplificada reduza o ciclo de vendas da Brainiall de oito para apenas três meses”, afirmou Suizu.
Além disso, a companhia conta com mais eficiência para atender seus clientes vigentes, implementando ambientes com mais rapidez e adaptando-os para atender a novas necessidades por meio do aprendizado de máquina. “Desta forma, os clientes se beneficiam de uma solução otimizada e robusta que ajudará a aumentar a produtividade e tornar os processos de mineração, como moagem, mais eficazes. Isso ajudará essas empresas a aumentarem significativamente as receitas, reduzir o desperdício de matérias-primas e o consumo de energia, contribuindo para a sustentabilidade do setor”, pondera o CEO da Brainiall.
Outra vantagem conquistada foi a otimização significativa de custos que, com a modernização da tecnologia, reduziu os gastos de consumo de nuvem em 20%. “Utilizando os serviços da AWS, estimamos que o custo total de propriedade para projetos agora é até 50% menor do que era com seu antigo provedor de nuvem pública”, declara Suizu.
Para o CEO da Brainiall, o verdadeiro poder dos serviços de IA da companhia estão na sua capacidade de controlar e automatizar processos de forma dinâmica, otimizando o desempenho e a eficiência. “Agora, a integração de tecnologias de ponta da AWS abriu ainda mais o caminho para o nosso sucesso futuro graças a ampla experiência da SoftwareOne em serviços de aplicações, dados e IA, e estamos ansiosos para continuar essa parceria bem-sucedida”, finaliza o executivo.