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    Pesquisa mostra como usuários brasileiros do Facebook se relacionam com marcas

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    No Brasil, as mulheres representam 54% dos usuários do Facebook e lideram as interações com as marcas, realizando, em média, sete publicações por dia, contra cinco dos homens. Quanto ao público em geral dessa rede, 74%  curtem apenas páginas de produtos que consomem no dia a dia. Os usuários com mais de 26 anos são os mais fiéis e têm relações mais duradouras com as marcas.

    Essas são algumas das várias constatações de pesquisa realizada pela consultoria de inteligência digital Gauge. A empresa buscou entender como os brasileiros utilizam o Facebook e como se relacionam com as marcas nos segmentos de consumo de cervejas, destilados, bebidas não alcoólicas, bancos e carros.

    “As empresas ainda têm um longo caminho a percorrer para que a comunicação nas redes sociais se torne, de fato, eficiente”, diz Dante Calligaris, diretor-executivo da Gauge, diante dos resultados da pesquisa.

    Mesmo assim, o especialista diz que o Facebook, com 51 milhões de usuários no país (de um total de 82 milhões de internautas), tornou-se uma das mídias que mais trazem resultados para as marcas .

    Entre as constatações relacionadas com o público feminino, os dados do estudo apontam que 49% das que têm entre 18 e 25 anos não têm critérios definidos ao curtir uma página no Facebook.

    A maioria delas (93%) curte páginas de humor e 61% compartilham conteúdo para se divertir e divertir amigos. Apenas 30% curtem uma página para ficar informada; 25% para conhecer lançamentos; e 6% curtem páginas para participar de promoções.

    Na faixa etária entre 26 e 35 anos, os principais motivos das mulheres para curtir uma página são: 65% indicação de amigos; 38% consumo da marca no dia a dia; 35% lembranças de momentos. Além disso, 33% delas buscam promoções e lançamentos e 57% querem dicas de utilização de produtos.

    Entre as usuárias com mais de 35 anos, 62% curtem páginas que tenham ligação com a profissão e 80% curtem apenas páginas de marcas que consomem no dia a dia. O que elas buscam, segundo a Gauge, são informações para definir a decisão de compra, interação e respostas da marca, e ética e responsabilidade no mundo físico e digital.

    Os pesquisadores constataram que as ações de grandes empresas dentro do Facebook parecem muitas vezes ignorar o usuário com idade a partir de 26 anos, embora eles figurem como os mais fiéis.

    A grande maioria das marcas aposta no conteúdo de humor como principal forma de interação, mas apenas 17% dos usuários com mais de 36 anos costumam curtir páginas de humor.

    “O que este público busca é informação sobre a marca, dicas para utilização de produtos, lançamentos e novos produtos, promoções e participação em concursos e relacionamento e interação com a marca. Ou seja, são bem mais práticos”, diz Calligaris.

    Já pessoas com idade entre 18 e 25 anos são menos fiéis. O mesmo jovem pode curtir duas ou mais páginas de cerveja, sem necessariamente consumir, apenas em busca de status ou por influência dos amigos, entre outros motivos.

    Em torno de 39%dos que têm 18 e 25 anos não têm critério para curtir uma página (“vai do momento”), e 26% nem sempre curtem uma página de produto que utilizam no dia a dia, mas sim pelo que a marca representa para ele.

    De acordo com a pesquisa, para 54% de todo o público pesquisado a imagem real da empresa é determinante para curtir uma página. Nesse público, 65% compartilham conteúdos que lembrem pessoas próximas; 40% curtem páginas de marcas que tragam lembranças sobre momentos de suas vidas; e 74% curtem apenas páginas de produtos que consomem no dia a dia.

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