Publicidade

    Prioridade para Telebras ofertar rede de dados ao governo será revista

    0
    Publicidade

    A prioridade da Telebras para ofertar rede aos órgãos do governo está sendo revista pelo Ministério do Planejamento. A medida está prevista no decreto 8.135/2014, adotada após as denúncias de vazamento de emails da então presidente Dilma Rousseff feitas pelo ex-colaborador da agência de segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden.

    O secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, André Borges, disse nesta quarta-feira, 15, que o MCTIC terá uma palavra técnica a respeito dessa alteração, e ele quer fazer essa intervenção com propriedade. Por esta razão, está fazendo um estudo profundo do que é comunicação controlada, o que isso requer e em que caso isso é absolutamente essencial para saber se a Telebras atende a todos os requisitos.

    “A Telebras não tem capacidade para atender a todos os órgãos com rede própria e acaba usando muito circuito alheio”, pondera Borges. Ele entende que essa pode ser uma fonte de renda líquida e certa para a estatal, mas não está muito preocupado com isso.

    “Tudo que a Telebras fizer tem que ser sustentável e o satélite pode garantir a auto-sustentabilidade da empresa”, afirma o secretário. Para ele, a estatal não pode sofrer descontinuidade da operação e o governo não está mais disposto nem tem recursos para amparar a empresa.

    “A segurança da comunicação pública é um papel relevante, mas precisa saber que segurança é essa, quais os requisitos que precisam ser atendidos”, argumenta Borges. O secretário de Telecomunicações participou, nesta quarta-feira, 15, da abertura do seminário promovido pela Brasscom em Brasília.

    A Telebras, como parte de sua estratégia comercial, tem orientado órgãos públicos a seguirem o que é estabelecido no Decreto 8.135/2014, o que fez com que muitos contratos governamentais que antes eram disputados pelas empresas privadas fossem repassados à estatal.

     

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile