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Linha 5 – Lilás de Metrô de São Paulo terá conectividade 4G e 5G em toda a extensão

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IHS Brasil anunciou hoje a implementação de um novo sistema de cobertura de telefonia móvel interna 5G, utilizando infraestrutura de Distributed Antenna Systems (DAS), para a Linha 5 do metrô de São Paulo, gerenciado pela ViaMobilidade.

A primeira instalação será na estação Campo Belo e replicada em todas as estações restantes durante um período aproximado de 12 a 18 meses. A solução, que utiliza sistema ativo digital e antenas ativas 5G, é considerada um dos projetos DAS mais modernos da América Latina, e deverá atender cerca de 630 mil pessoas diariamente. A infraestrutura DAS é de propriedade da IHS Brasil, que também é responsável por sua operação, manutenção e monitoramento por meio de seu Centro Operacional de Rede.

Cassio Futuro, COO da IHS Brasil, afirma: “A linha 5 do Metrô de São Paulo tem 17 estações, 12 das quais são subterrâneas, com 12 km de túneis onde o sinal móvel não pode chegar sem um sistema de antena dedicado. Com a nossa experiência em sistemas de cobertura interior, ajudamos a possibilitar a conectividade móvel em toda a extensão da Linha 5. Estamos implementando um sistema de última geração utilizando 5G e 4G, para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte.”

Elmo Rocha, diretor de Planejamento de Redes da Vivo comentou: “A Vivo, primeira operadora de rede móvel a aderir ao projeto, fornecerá cobertura 5G e 4G em todo o trajeto, utilizando a infraestrutura DAS construída e instalada pela IHS Brasil. Este projeto é mais um exemplo do compromisso da Vivo em oferecer a melhor conectividade aos nossos clientes de Rede Móvel mesmo que estejam em ambientes desafiadores para cobertura, como túneis e estações de metrô.

Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade, disse “A necessidade de conexão nas dependências internas da Linha 5 fez com que a ViaMobilidade buscasse uma solução de infraestrutura de comunicações que atendesse às demandas crescentes de seus usuários. A experiência da IHS Brasil em DAS e a forte cobertura de rede da Vivo foram fundamentais para fornecer conectividade nesta linha de Metrô.”

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