Publicidade
Início Notícias Lei libera órgãos federais de licitação para contratar serviços do Serpro

Lei libera órgãos federais de licitação para contratar serviços do Serpro

0
Publicidade

A contratação de serviços de tecnologia do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) considerados estratégicos por órgãos do governo não precisará mais de licitação. É o que estabelece a Lei 12.249/10, antiga Medida Provisória 472/09, sancionada pelo presidente Lula no dia 11 de junho e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14. A lei institui ainda o Programa Um Computador Por Aluno (Prouca) e o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe).
O artigo 67 da nova legislação altera o artigo 2º da Lei 5.615, que passa a vigorar com nova redação e estipula a dispensa de "licitação para a contratação do Serpro pela União, por intermédio dos respectivos órgãos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a prestação de serviços de tecnologia da informação considerados estratégicos, relacionados com as atividades de sua especialização".
Segundo o texto, caberá ao Ministério da Fazenda fixar, por meio de ato, o valor da remuneração a ser paga ao Serpro para a prestação de serviços. O documento veda o Serpro, no entanto, de subcontratar outras empresas para a prestação de serviços estratégicos. A nova legislação estipula, ainda, que "o Serpro é autorizado a aplicar a disponibilidade de sua capacidade técnica e operacional na execução de serviços que venham a ser contratados com outros órgãos e entidades, desde que garantidos os recursos necessários aos órgãos dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão".
A lei diz que a mudança realizada não constitui impedimento "para que todos os órgãos e entidades da administração pública venham a contratar serviços com o Serpro, mediante prévia licitação ou contratação direta que observe as normas gerais de licitações e contratos".
Já as contratação dos demais serviços de tecnologia da informação, não especificados como serviços estratégicos, junto ao Serpro, seguirão as normas gerais de licitações e contratos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile