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    Conheça os seis arquétipos de compradores sociais sugeridos pela Leo Burnett

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    Um estudo realizado pela agência de publicidade Leo Burnett propõe que os consumidores que fazem compras online por meio de redes sociais podem ser classificados em seis arquétipos, conforme elementos e influenciam o seu comportamento de compra.

    A compreensão de como essas pessoas fazem compras nas mídias sociais e o que as movem nesses momentos é, segundo os analistas, fundamental para incrementar a eficácia das ações de marketing e aumentar o valor dessas plataformas sob o ponto de vista do e-commerce.

    O estudo da Leo Burnett sugere que, para tirar proveito do comportamento de compra de cada um desses modelos de compradores sociais, as marcas deveriam se empenhar em ajudá-los a descobrir o que desejam e a se conectar, usando várias mídias sociais nesse processo.

    A estratégia também deve incluir ações do tipo “bom demais para deixar passar” e considerar o uso de tecnologias inovadoras para isso, como geolocalização. A agência sugere, ainda, uso de ferramentas como classificações e avaliações online, blogs, fóruns e YouTube para ajudar o comprador a construir conhecimento, entre outras ações.

    Os seis arquétipos de compradores sugeridos pela Leo Burnett são os seguintes:

    Savvy Passionista (passionista familiarizado com as midias sociais) – indulgentes, são pessoas que ditam tendências e influenciam o comportamento de compras das outras.

     

     

    Opportunistic Adventurer (aventureiro oportunista) – impulsivo, sempre em busca de bons negócios e ofertas inesperadas, excelente alvo para sites de compras coletivas.

     



    Quality Devotee (devoto da qualidade) – valoriza  informações, rankings, avaliações para validar a sua decisão de compra.

     

     

    Strategic Saver (poupador estrategista) – focado na informação, sua principal característica é estar permanentemente buscando promoções e comparando preços das marcas.


     

    Efficient Sprinter (corredor eficiente) – utilitarista, valoriza a facilidade e rapidez dos processos de localização e compra. É atraído por produtos mais populares e convenientes

    Dollar Defaulter (devedor) – a utilidade tem grande peso na decisão. Está totalmente focado nas ofertas com o menor preço, ignorando questões como conhecimento e fidelidade á marca.

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