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Inflação no comércio eletrônico chega a 3,45% em setembro

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O preço dos produtos comercializados pela internet sofreu um aumento de 3,45% em setembro, após três meses consecutivos de deflação, segundo o índice e-fation. Trata-se de um aumento significativo em relação ao mês passado em função, principalmente, da alta dos preços na categoria ?Viagem e Turismo?, que contribuiu com 29,41% para a inflação no período.

Desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com o Canal Varejo, o índice e-flation avalia o comportamento dos preços de um cesta de 86 tipos de produtos pertencentes a lojas virtuais.

Além das viagens de férias, que foram o grande vilão da inflação no mês de setembro, as vendas de produtos para casa, livros, perfumaria, brinquedos, linha branca, CDs e DVDs, bens de informática e automóveis também impulsionaram os preços no período. Entretanto, houve deflação nas categorias itens telefonia (-5,48%) e eletrônicos (-1,91%).

Segundo o coordenador geral do Provar, professor Claudio Felisoni de Angelo, os resultados deste mês indicam a movimentação do mercado impulsionado pelo planejamento antecipado das viagens de férias. ?Observa-se, por exemplo, um aumento significativo dos preços da cesta de ?Viagem e Turismo?, um reflexo direto dos novos pacotes oferecidos pelas operadoras de turismo para as férias do final do ano?, afirmou.

Já a categoria ?Brinquedos? começa a registrar aumento nos preços, influenciada pela comemoração do Dia das Crianças. Em outubro, a previsão para esta cesta é de preços ainda mais inflacionados, pela proximidade da data.

No próximo mês, os analistas estimam mais movimentação positiva, embora os resultados dos últimos 12 meses tenham registrado 10,33% de deflação.

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