Publicidade
Início Gestão Cloud Tráfego na nuvem crescerá quase cinco vezes entre 2012 e 2017 em...

Tráfego na nuvem crescerá quase cinco vezes entre 2012 e 2017 em nível mundial

0
Publicidade

O tráfego global no ambiente de computação em nuvem deve crescer 4,5 vezes no período de cinco anos, conforme a terceira edição do Índice Global Nuvem, publicado nesta terça-feira, 15, pela Cisco.

O estudo diz que o tráfego na nuvem passará de 1.2 zettabytes em 2012 para 5.3 zettabytes em 2017. Já o tráfego em datacenter saltará três vezes no período, para 7.7 zettabytes.

Para se ter ideia, 7.7 zettabytes correspondem a 107 trilhões de horas em stream de música, 19 trilhões de horas em web conferências de negócios e 8 trilhões de horas de transmissão de vídeo em alta definição online.

O estudo diz que 17% do tráfego serão alimentados por usuários finais acessando nuvem para navegar na web, fazer streaming de vídeos, colaboração e uso de dispositivos conectados que compõem a chamada internet de todas as coisas (IoE, na sigla em inglês).

Outra parte do tráfego de datacenters não é causada diretamente por usuários finais, mas por datacenters e cargas de processamento de computação em nuvem usadas em atividades que são virtualmente invisíveis aos indivíduos.

No período de 2012 a 2017, a Cisco projeta que 7% do tráfego de datacenter serão gerados entre datacenters, impulsionados principalmente pela replicação de dados e atualizações de sistema e software.

Um adicional de 76% do tráfego em datacenters vai permanecer dentro dos próprios datacenters, e será gerado em grande parte por armazenamento de dados, produção e desenvolvimento em ambientes virtualizados.

“Pessoas de todo o mundo continuam a exigir a capacidade de acessar conteúdo pessoal, negócios e entretenimento em qualquer lugar em qualquer dispositivo, e cada transação em um ambiente de nuvem virtualizado pode causar efeitos em cascata na rede”, afirma Doug Merritt, vice-presidente senior de marketing de produtos e soluções da Cisco.

Segundo o Índice Global de Nuvem da Cisco, durante 2017, o Oriente Médio e a África terão a maior taxa de crescimento em tráfego na nuvem (57% na taxa de crescimento anual composto), seguidos de Ásia (43%) e Europa Central e Oriental (36%). 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile