Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Pesquisa: 44% dos usuários sofreram um incidente de segurança por e-mail

Pesquisa: 44% dos usuários sofreram um incidente de segurança por e-mail

0
Publicidade

A ESET  apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na América Latina que revela como o serviço de e-mail é usado do ponto de vista da segurança da informação. A partir da análise do comportamento dos entrevistados, a ESET concluiu que 53% dos usuários usam uma conta de e-mail exclusivamente para assinar sites e serviços, o que é útil para evitar o recebimento de spam. Por outro lado, mais de 60% disseram que usam o endereço de e-mail principal para acessar outros serviços online que utilizam.

Além disso, a pesquisa também mostrou que 1 em cada 5 usuários, usam a mesma senha da conta de e-mail para serviços como Twitter, Facebook, LinkedIn, Instagram ou Netflix, entre outros. Sobre a reutilização de senhas, a ESET alerta que serviços populares são vítimas de incidentes que resultam em vazamentos de contas e senhas de usuários, e ao cair na mão de cibercriminosos, as credenciais são utilizadas para realizar ataques de credential stuffing ou para comercializá-los na dark web.

Outro fato fornecido pela pesquisa é que 44% dos usuários afirmaram ter sofrido um incidente de segurança por e-mail. Desse percentual, 40% sofreram ataques quando clicaram em um link que foi redirecionado para um site infectado, enquanto 23% foram infectados ao abrir um anexo mal-intencionado e 27% ao serem enganados por um e-mail que se fez passar por a uma empresa ou serviço legítimo.

Esses dados mostram que o phishing, ataque pelo qual o cibercriminoso se passa por uma empresa ou pessoa confiável para obter informações pessoais, apesar de antigo, ainda é extremamente eficiente . Segundo os usuários pesquisados, 58% dos e-mails falsos que recebem são de criminosos se passando por sites de compras on-line, enquanto em 40% dos casos eles fingem ser remetentes de e-mails de bancos e ou de empresas de viagens (30%).

“Sabemos que o e-mail é um vetor para a disseminação de ameaças cibernéticas. É por isso que é importante saber os riscos de segurança que existem em torno de uma ferramenta essencial para a sociedade moderna, e aprender a usá-la com mais segurança para evitar dores de cabeça”, conclui Camilo Gutierrez, chefe do laboratório de pesquisa da ESET América Latina.

A seguir, um infográfico com as informações mais relevantes da pesquisa:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile