Publicidade
Início ESG Inteligência Artificial como aliada na Educação para a sustentabilidade

Inteligência Artificial como aliada na Educação para a sustentabilidade

0
Publicidade

A sustentabilidade é um dos maiores desafios do século XXI e não à toa a pauta tem recebido atenção do mundo todo. Nesse mês, em especial, o mundo se debruça na 28ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, e conta com a participação de representantes de mais de 200 países.

Um aspecto importante sobre a Conferência do Clima da ONU é o lançamento do primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, também conhecido como Global Stocktake (GST). Estabelecido em 2015, o Acordo de Paris é um pacto global, do qual o Brasil faz parte, para evitar um aquecimento do planeta acima de 1,5°C em relação ao período pré-industrial. Para o cumprimento dessa meta, é necessário que sejam adotadas metas nacionais de redução de gases causadores do efeito estufa. Também faz parte do Acordo que nações desenvolvidas ajudem financeiramente as nações em desenvolvimento para alcançar o objetivo coletivo.

Mas afinal, como a Inteligência Artificial (IA) está inserida nesse contexto e de que forma ela pode auxiliar na Sustentabilidade? Em primeiro lugar, vale compreender melhor a definição de IA. Trata-se da inteligência dos computadores, robôs ou outras máquinas que se assemelha com as capacidades humanas. Também é importante pensar que a inteligência artificial não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas um vetor de mudança para um futuro mais sustentável.

O aprimoramento da tecnologia vem revolucionando áreas diversas e, dentro delas, a educação. Existe uma relação direta entre IA e aprendizagem e tratando especificamente da Educação Básica, onde se aprende os alicerces que vão fundamentar as carreiras profissionais, ela tem mais poderes. Poder de transformar o ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos de sustentabilidade. Há empresas de ponta que criam experiências educacionais personalizadas, capazes de enfatizar a importância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida.

Refletindo mais a fundo sobre sustentabilidade, a virada de chave no sentido de transformar realidades e de construir um futuro em moldes de qualidade está na associação entre a análise de dados e a promoção da Sustentabilidade. Nesse sentido, a IA pode analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões e tendências em sustentabilidade. Essas análises permitem o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a educação ambiental e para aa conservação de recursos.

Na promoção da consciência ambiental é por meio dela que é possível criar simulações e modelos que demonstram o impacto das ações humanas no meio ambiente, sensibilizando os alunos para as questões de sustentabilidade. A IA também tem a capacidade notável de analisar dados para identificar indivíduos e grupos que necessitam de maior apoio em sua jornada de conscientização ambiental. Por exemplo, ela pode antecipar quem, devido a fatores culturais ou ambientais, pode precisar de mais informações sobre aquecimento global ou poluição dos rios.

Em se tratando da Personalização da Educação Ambiental, além de identificar necessidades, a IA pode personalizar a entrega de informações, adaptando o conteúdo educativo às características de cada indivíduo, de modo a maximizar o impacto e a relevância da educação ambiental. Em linhas gerais, o poder das máquinas fazerem atividades humanas não só é real como pode entregar informações e entender como cada pessoa se conecta a essas informações, promovendo uma atuação ambiental mais sustentável e responsável.

Outro ganho para a Sustentabilidade: a IA também pode otimizar o uso de recursos em ambientes educacionais, reduzindo o desperdício e promovendo práticas mais sustentáveis. Pode ainda ser aplicada para melhorar a eficiência energética e a gestão de recursos nas escolas. Por fim, a inteligência artificial é uma peça fundamental para alcançar um futuro sustentável. Na educação, ela abre caminho para uma nova geração consciente e comprometida com a sustentabilidade.

Felipe Menezes, Diretor de Tecnologia, Inovação e Inteligência Artificial da Max.IA.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile