Publicidade
Início Notícias Gestão Scala Data Centers inaugura data center HyperEdge em Porto Alegre

Scala Data Centers inaugura data center HyperEdge em Porto Alegre

0
Publicidade

A Scala Data Centers inaugurou seu primeiro site na região Sul do Brasil, em Porto Alegre (RS). Com uma capacidade de 4,8MW de TI, o data center SPOAPA01 faz parte da família HyperEdge e conta com uma configuração desenvolvida para atender a demanda de conexão e computação distribuída.

Resultado de um investimento de R? 240 milhões, o data center é dedicado a clientes Hyperscale, que possuem enorme demanda por infraestruturas projetadas para grandes volumes de dados e processamento e que sejam altamente escaláveis.

Projetada com os mais altos padrões de eficiência energética e sustentabilidade, a instalação materializa um investimento estratégico da Scala no Rio Grande do Sul e reforça o propósito da empresa em habilitar o futuro da América Latina. O data center SPOAPA01 está localizado no bairro de Navegantes, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em uma região chamada 4º Distrito – que é um importante polo de inovação e tecnologia da cidade gaúcha.

A escolha estratégica de Porto Alegre baseia-se não apenas em sua proximidade com data centers legado em uma região altamente conectada, mas também na perspectiva de se tornar um ponto de conexão para o cabo submarino Malbec. Este cabo, com 2.600 quilômetros de extensão, já conecta São Paulo e Rio de Janeiro a Buenos Aires. A instalação planejada visa conectar diretamente Porto Alegre a Buenos Aires, consolidando ainda mais a posição da cidade gaúcha como um hub de conectividade, proporcionando uma comunicação de baixa latência com o mercado argentino.

O data center HyperEdge SPOAPA01 é integralmente abastecido por energia renovável e certificada, em linha com o portfólio da companhia. Com alta eficiência do uso de seus recursos, o prédio foi desenhado para operar com um PUE (Power Usage Effectiveness, em inglês) inferior a 1,4 e com um WUE (Water Usage Effectiveness, que mede a eficiência do uso de água nas instalações) de zero, uma vez que utiliza circuito fechado e refrigeração a ar.

Com este anúncio, a Scala agora opera nove data centers – quatro ficam localizados no Campus Tamboré, em Barueri (SP), e os outros estão distribuídos pelas cidades de São Paulo, Campinas (SP), São João de Meriti (RJ) e Curauma (Chile). Destes, os três últimos entraram em operação em 2023.

A companhia também está em processo avançado de construção de novos sites no Campus Tamboré, e no Chile, além de ter projetos em andamento para implementar novos data centers em Jundiaí (SP), Chile e Colômbia. Desde a sua fundação, em 2020, a Scala já investiu mais de R? 8 bilhões em seus projetos na América Latina e prevê chegar a 550MW de TI de capacidade distribuída dentro dos próximos cinco anos nos quatro países em que irá operar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile