Publicidade
Início Notícias Preços de produtos vendidos pela internet têm deflação de 10% em 2011,...

Preços de produtos vendidos pela internet têm deflação de 10% em 2011, indica Fipe

0
Publicidade

O Índice Fipe/Buscapé aponta que os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação acumulada de 9,73% no ano passado. No período, que vai de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, observou-se uma queda mensal dos preços em dez meses, e somente em agosto de 2011(0,59%) e neste mês de janeiro (0,90%) houve aumentos de preços.

Das 151 subcategorias pesquisadas, 127 (84% do total) tiveram queda média de preço de 10,3%, e apenas 24 tiveram um discreto aumento médio de preço de 3,1%. Dentre elas, a que mais teve queda foi telefonia (-18,1%), fortemente influenciada pelos celulares, cujos preços caíram 20,1%. Em seguida estão os eletrônicos (-16,7%), com destaque para televisores (-17,7%), blu-ray players (-22,5%) e GPS (-15,6%).

O grupo de eletrodomésticos – que disputa com eletrônicos o orçamento do consumidor no segmento de bens duráveis – teve queda de preço de -6,2% no período. A redução do IPI de refrigeradores (15% para 5%), lavadoras (20% para 10%) e fogões (4% para 0) implicou em uma queda marginal de preços de -6,2%, -6,7% e -2,5%, respectivamente, para estes produtos no mês de dezembro/11.

No mês de janeiro, a variação mensal do Índice Fipe/Buscapé foi de 0,90%, atipicamente elevada face às quedas de preços dos dez meses anteriores – em agosto houve alta de 0,59%. Considerando-se o peso na composição do índice, os produtos cujas variações de preços tiveram mais impacto para o aumento geral em 12 meses foram: condicionador de ar (2,81%), PC (2,23%), notebook (2,01%), refrigerador (1,92%) e lavadora de roupa (1,89%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile