Publicidade
Início Comunicações Mobile Apple e governo dos EUA acirram discurso em relação à quebra de...

Apple e governo dos EUA acirram discurso em relação à quebra de criptografia de iPhone

0
Publicidade

A Apple reafirmou na terça-feira, 15, sua oposição à ordem judicial exigindo que colabore no desbloqueio do iPhone do atirador que matou 14 pessoas em dezembro de 2015, em San Bernardino, na Califórnia. A empresa disse em um novo recurso apresentado à Justiça que os “métodos do governo para atingir os seus objetivos são contrários ao Estado de Direito, ao processo democrático e aos direitos do povo americano”.

A alegação da empresa rapidamente provocou uma resposta do Departamento de Justiça (DoJ), que criticou a Apple por se considerar acima da lei. “A Constituição e os três braços do governo federal devem ser incumbidos de encontrar o equilíbrio entre o direito de cada cidadão à privacidade”, disse o porta-voz do DoJ, Emily Pierce, em um comunicado ao The New York Times. “A Constituição e as leis dos EUA não conferiram o poder [de decisão] a uma única corporação.”

As últimas trocas de farpas entre a Apple e o DoJ representam uma sedimentação de posições em relação ao caso de terrorismo, que colocou em lados opostos a maior empresa dos EUA e o governo. A Apple se recusou a cumprir a ordem judicial e apresentou novo recurso na terça antes da audiência que vai definir o caso, programada para o próximo dia 22, quando a juíza federal Sheri Pym, da Corte Distrital Federal da Califórnia, dará seu veredito.

O caso desencadeou um intenso debate sobre a privacidade e segurança, com discussões acaloradas entre a Apple e o governo. A Apple sustenta que a decisão judicial pode ter consequências graves para a segurança digital e privacidade. O Departamento de Justiça diz que a recusa da Apple de colaborar para a quebra da criptografia do smartphone significa que ela criou um sistema feito sob medida para criminosos.

Nas últimas semanas, os dois lados têm defendido suas posições no Congresso e junto à opinião pública. Entretanto, ambos querem que o Congresso defina em que circunstâncias o governo pode acessar dados privados de clientes. O presidente Barack Obama disse na semana passada que as autoridades policiais devem ser legalmente capazes de coletar informações de smartphones e outros dispositivos eletrônicos.

Em seu novo recurso, a Apple tentou dar ao debate um tom intenso e pessoal, e recentrar o foco no que classifica como uma luta sobre as liberdades civis e privacidade dos dados. “A questão não pode ser pesado sem levar em conta o debate nacional mais amplo sobre as preocupações com a privacidade de dados”, disse a Apple. Ela também enfatizou que a ordem judicial viola o direito constitucional da empresa e fala em “privação arbitrária” de sua liberdade por um governo livre.

A Apple também repetiu seu argumento de que o governo está ultrapassando seus limites, procurando forçar a empresa a quebrar a criptografia do iPhone usando um estatuto chamado “Lei de Todos os Mandados”, que data de 1789. Ela diz que o governo está interpretando a lei de forma demasiado ampla. “A Lei de Todos os Mandados não pode ser expandida para caber neste caso”, finalizou a Apple.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile