Publicidade
Início Notícias Negócios Fintech lança conta digital para geração Z

Fintech lança conta digital para geração Z

1
Publicidade

A Z1 tem como proposta introduzir na prática a educação financeira para a geração Z. Para isso, a nova fintech possibilita que jovens menores de 18 anos tenham uma conta digital independente, que pode ser movimentada por meio de um cartão de “crébito” – função crédito e débito – e permite compras em sites e lojas físicas.

Segundo João Pedro Thompson, presidente executivo da startup, a Z1 foi totalmente pensada para atender e orientar esse público. “A primeira lição está no formato de cartão pré-pago, que só permite gastar o saldo disponível funcionando como um escudo antidívidas”, diz ele.

Como a proposta é fomentar a educação financeira, nas redes sociais são oferecidos diversos conteúdos sobre o tema cocriados com a comunidade Z1 – formada por influenciadores de 8 a 20 anos. A comunicação é colorida e com linguagem leve. Até o cartão tem um design diferenciado para chamar a atenção dos adolescentes.

Entre as publicações dos parceiros é possível ver, no Tik Tok, Gustavo Nobre (@estavu), que tem 1 milhão de seguidores, respondendo de maneira divertida às dúvidas que chegam ao SAC da Z1. Em outro vídeo, Hanna (@hanna.caterine), com quase 350 k de seguidores, faz um tutorial de uma maquiagem enquanto explica a diferença entre as funções de crédito e débito do cartão. Mab Horse (@mab_horse), com 2,6 milhões de seguidores, dá a dica de abrir a conta da Z1 para não precisar mais pedir o cartão dos pais para comprar nos jogos online, por exemplo.

fundadores da Z1

Tem também histórias de jovens que estão empreendendo e, por isso, precisam aprender a administrar o próprio dinheiro de maneira saudável. No Instagram, Yedda Affini (@yeddissima), dona da Bayo, uma marca de autocuidado ancestral, conta como transformou seu hobby em negócio.  No TikTok, o artista plástico Igor Baldez explica como percebeu que poderia começar a viver de sua arte e o que ainda precisa aprender para que seu negócio se mantenha próspero. 

“Uma vantagem da Z1 é ser a única conta digital que disponibiliza o PIX facilitando a vida do adolescente que quer empreender. Queremos servir de ponte para essa geração Z realizar pequenos sonhos”, comenta Sophie Secaf, cofundadora da startup.

O conteúdo que é gerado por esses jovens, além de informar sobre finanças, ainda ajuda a empresa a ter vários insights para o negócio.

Conquistas

Fundada em janeiro de 2020 pelos jovens empreendedores João Pedro Thompson (ex-Vereda Educação), Thiago Achatz (ex-Grow Pay), Sophie Secaf (ex-BOX 1824) e Mateus Craveiro (ex-Pagar.me) a Z1 acaba de receber o aporte da aceleradora Y Combinator – conhecida por investir em empresas como Airbnb, Twitch e Dropbox. Antes, já havia contado com o aporte do fundo Maya Capital, de Lara Lemann, e dos fundadores da 99, Ariel Lambrecht e Renato Freitas

Entre as inspirações para a criação da Z1, está startup americana Greenlight – avaliada em US$1,2 bilhão e com 1 milhão de usuários, é o primeiro unicórnio do segmento e já captou 300 milhões de dólares.

Hoje, 160 milhões de adolescentes latino-americanos gastam mais de US$46 bilhões por ano. No Brasil, esse mercado é formado por 49 milhões de pessoas que movimentam cerca de R$76 bilhões (US$15 bilhões).

Como funciona

Para abrir uma conta na fintech o primeiro passo é baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android. Após o seu rápido cadastro, o adolescente deverá indicar um responsável – que também deverá se cadastrar no app. O acesso é individual, o que garante a privacidade.  Após a análise, se estiver tudo certo, a conta é aberta e o cartão é enviado para o endereço fornecido no cadastro.

O cartão é um pré-pago internacional Mastercard e pode ser usado até o limite de valor que estiver na conta, evitando que o jovem entre em dívidas. Para colocar o dinheiro na conta, é possível gerar boleto ou fazer um PIX.

A conta tem uma taxa mensal de R$ 10,00 que não é cobrada no primeiro mês nem nos meses em que não houver movimentação. Essa foi a solução encontrada pelos sócios para a geração de receita da fintech estar alinhada com a preocupação com a educação financeira.

Em breve, além de acessar a conta, os clientes também poderão receber informações sobre educação financeira pelo aplicativo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile