Publicidade
Início Notícias Oracle e HP revelam novos documentos e esquentam caso Itanium

Oracle e HP revelam novos documentos e esquentam caso Itanium

0
Publicidade

A Oracle a HP revelaram novos documentos que colocam mais combustível na batalha que a HP trava com a fabricante de software, desde que anunciou que irá descontinuar todo o desenvolvimento de software voltados ao microprocessador Itanium, da Intel, depois de uma série de discussões com a fabricante de chips. Na terça-feira, 15, a Corte Federal de Santa Clara, na Califórnia, protocolou o início da análise  do processo, que deve levar ao julgamento do caso, rejeitando um dos argumentos da Oracle.

Tudo começou com a troca de e-mails do vice-presidente sênior e CCO da Oracle, Jeb Dasteel, com a Intel,  em que relatava que a HP confiava tanto nos lucros vindos das vendas e contratos de suporte aos clientes que compraram servidores com o chip Itanium, da Intel, que pagou à fabricante quase meio bilhão de dólares para mantê-lo vivo. De acordo com o blog All Things Digital, ligado ao The Wall Street Journal, havia conhecimento de que a HP era a única empresa que utilizava o componente.

Nas mensagens, a Intel parecia segura de sua intenção de abandonar a fabricação do chip, mas aceitou o pagamento da HP. Perguntado sobre o que aconteceria se a HP não realizasse essa oferta financeira, o então presidente do segmento de servidores da HP, Martin Fink, afirmou que a Intel “interromperiria a produção de certos chips da maneira como foram desenhados”.

A HP respondeu à Oracle também divulgando e-mails. Em um deles, o então CEO da HP, Mark Hurd, foi informado sobre a estratégia agressiva e empolgante da Intel sobre uma nova versão do chip Itanium. Isso seria contrário ao argumento da Oracle sobre o fim do componente. Nele, Fink escreve a Hurd: “Não estou certo sobre o que isso quer dizer, mas eu NUNCA vi a Intel tão agressiva em algo como está sendo agora com o Itanium, e eles estão trabalhando muito nisso para seguir em frente”.

Outro trunfo da HP é uma mensagem da Oracle em fevereiro do ano passado, na qual fica demonstrada a má-vontade em liberar uma versão de software de segurança para uma de suas aplicações em dois modelos de servidores da HP, o HP-UX, além daquele com o chip Itanium. No mesmo dia, o CEO da Oracle, Larry Ellison, enviou um e-mail ao vice-presidente sênior da área de servidores da HP, Thomas Kurian, questionando se os documentos especificavam “o fim das suítes para o Itanium”. A chave desse e-mail é a data, pois a fabricante de software anunciou o fim ao Itanium apenas no dia 23 de março, mostrando uma articulação interna prévia.

Esses são apenas alguns trechos de todo o conteúdo divulgado entre as partes. Ou seja, tanto a acusação quanto a defesa estão determinadas a se ater a todos os seus argumentos, o que pode levar o julgamento, previsto para o próximo mês, a durar ainda mais que o esperado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile