Publicidade
Início Blogueria Expertise e relacionamento: fatores de sucesso para consultorias de TI

Expertise e relacionamento: fatores de sucesso para consultorias de TI

0
Publicidade

O ano é 2021 e a tecnologia da informação deixa de ser uma área técnica para assumir um status mais estratégico e sustentável nas organizações, integrando a vida pessoal e cotidiana à realidade corporativa. Em meus decorrentes 30 anos de experiência no setor, metade deles contratando consultorias e na outra metade sendo contratado, confesso que nunca tinha vislumbrado uma oportunidade tão real de mudar a percepção e o valor da tecnologia para as empresas e pessoas.

Esta nova conjuntura que estamos vivendo, derivada da pandemia, desencadeou uma série de mudanças na sociedade na forma de enxergar o futuro, abrindo mais espaço e importância às questões éticas, de respeito, de reconhecimento, de transparência e de cuidados com o meio ambiente colocando, por exemplo, as pessoas e a humanização dos processos como atores principais. Inseridas nesse cenário, as marcas e empresas que não apresentarem propósitos verdadeiros e estiverem alinhadas com as tendências globais, serão colocadas para trás. O Edelman Trust Barometer de 2020, que já considera contextos da Covid-19, aponta que 55% dos 8 mil entrevistados em 8 países acreditam que as marcas podem fazer mais para resolver problemas sociais do que os respectivos governos.

Agora, olhando para o setor de tecnologia da informação, como sendo de grande importância tanto para o momento atual – com as transformações digitais – quanto para uma visão a longo prazo, estes prismas precisam andar de mãos dadas com o sucesso das consultorias do segmento. Pensando nisso, elaborei alguns pilares que valem a atenção.

Compromisso

No contexto atual, um novo tipo de capitalismo se instalou, este orientado para a necessidade de inserir um propósito no modelo de negócio. A tendência é que o sucesso empresarial esteja ligado efetivamente ao compromisso. E aqui falamos da importância de estar comprometido com os desafios de TI dos clientes. Ser uma consultoria Next-Gen e em constante evolução, permite apoiar a transformação digital das empresas com o que há de mais moderno em processos e tecnologias, além de fazer parte do desenvolvimento dos seus negócios, entendendo e atendendo às necessidades personalizadas de acordo com cada cliente. O nosso cenário de mundo atual pede por isso.

Aqui as qualidades técnicas e comportamentais devem ser vistas com a mesma intensidade. A junção desses dois pontos gera a excelência nos resultados. A utilização de metodologias ágeis e tecnologias de ponta nos permitem garantir que as demandas sejam entregues com a velocidade que o negócio exige. Seja nas consultorias ou nas empresas privadas, a implantação de sistemas e equipes ágeis melhora resultados e diminui custos.

A área de TI está cada vez mais envolvida com o negócio e passa a ser protagonista em levar inovação a outras áreas das empresas, e com o comprometimento, automaticamente, a entrega se torna eficiente. Seja e esteja comprometido com o resultado do seu cliente. Esta é uma dica de ouro que sempre dou.

Parceria

Construa laços duradouros com as organizações. Podemos chamar este tópico de um grande diferencial competitivo. A prática da cultura da colaboração deve ser algo evidente e presente dentro e fora das consultorias. O trabalho da TI não deve ser taxado, exclusivamente, pela entrega do que foi contratado, e sim pela inovação e atendimento empático e robusto. É importante que todos os caminhos dos processos sejam percorridos lado a lado.

As parcerias vão além das empresas, afinal, as organizações são feitas de pessoas. A conquista do cliente é sempre seguida pela escuta e compreensão. Primeiramente ouça e entenda a dor, o desafio e o resultado esperado, para que então a entrega seja feita com qualidade e, espontaneamente, atendendo as expectativas.

Pessoas

E por falarmos em relacionamento, o olhar para dentro está interligado com os principais pilares abordados acima. A construção de laços duradouros deve permear clientes, parceiros e colaboradores. A área de TI é um mercado de muita demanda, e há muita rotatividade. A gestão de pessoas de forma estratégica é um dos grandes desafios para o segmento de TI no Brasil, sendo necessário a construção do que chamamos de cultura organizacional e senso de pertencimento.

Com o avanço de inovações tecnológicas, as equipes de TI passaram a ser vistas como parte das estratégias corporativas, tendo relevância na proposta de valor de produtos e serviços – um cenário em que os profissionais deixam de ser figurantes nos processos de produção e passam a ter um papel valorizado. Devemos sempre lembrar que os humanos são o principal ativo de uma empresa, e investir no conhecimento e na capacitação de suas habilidades essenciais, as soft skills, resulta em um melhor desempenho no dia a dia.

Tudo mudou. Estamos em uma nova era, e sem spoilers do que podemos enfrentar mais à frente. Como consultorias, organizações e marcas, precisamos estar juntos, nos reinventar e colocar os negócios como parte central da solução. Os três pilares que abordei aqui, compromisso, parceria e pessoas, você os enxerga presentes no modelo de negócio e de gestão dentro da sua empresa?

Fernando Riva, sócio-fundador e VP of Finance & Growth da Iteris.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile