Publicidade
Início Notícias Comunicações Vivo torna seu programa Lean6Sigma acessível a colaboradores com deficiência

Vivo torna seu programa Lean6Sigma acessível a colaboradores com deficiência

0
Publicidade

Em setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, tema relevante que integra o Programa de Diversidade na Vivo. Como parte do compromisso com a inclusão, a Vivo já adaptou todo o curso de capacitação Yellow Belt, do Programa Lean6Sigma, tornando-o acessível para os colaboradores com limitações variadas. O programa faz parte do modelo de formação inclusiva e desenvolve habilidades únicas, como a identificação e a solução de problemas, além da melhoria contínua dos processos da companhia de forma estruturada e eficiente.

Para que a acessibilidade fosse possível, a Vivo adaptou todo o material didático, que passou a contar com tradução em Libras e legenda em vídeos. Também foi feito um trabalho de transcrição de slides para que o material usado no curso pudesse ser melhor lido pelo software para colaboradores com deficiência visual. Além disso, foi realizado um treinamento dos instrutores, que ministram as aulas e dos coaches, que auxiliam no desenvolvimento dos projetos de certificação, com o intuito de aprimorar acessibilidade atitudinal, ou seja, atitudes acessíveis, favorecendo a inclusão.

“Queremos que, aqui na Vivo, todo mundo seja protagonista de sua carreira. Por isso, nos preocupamos em promover a inclusão genuína, garantindo a oportunidade de capacitação dos nossos colaboradores com deficiência. Um dos caminhos a ser trilhado para quem busca se desenvolver é o do nosso treinamento Yellow Belt, muito reconhecido no mercado, um dos melhores do Brasil”, destaca Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.

Ao todo, o curso tem oito horas de capacitação e, após esse período, os participantes têm mentorias com coaches que os acompanham até a entrega do projeto para a certificação Yellow Belt na Vivo. Durante a pandemia, todas as capacitações Lean6Sigma também foram adaptadas e estão sendo realizadas on-line, em formato de salas virtuais, que viabilizam o processo de aprendizado.

Diversidade e inclusão na Vivo

Em 2018, a empresa lançou o Programa Vivo Diversidade, pautado nos pilares de Gênero, LGBTI+, Raça e PcD, para assegurar uma cultura mais inclusiva e um ambiente mais diverso e representativo. Além de colocar em prática ações afirmativas, a empresa acredita que o tema diversidade precisa ser abordado com frequência e profundidade, em diferentes fóruns, a fim de reforçar o compromisso e posicionamento da companhia. Pensando nisso, a empresa criou a jornada anual Vivo Diversidade, com 12 temas que serão discutidos nos próximos meses com toda a empresa. Cada assunto será acompanhado do lançamento de uma nova política ou benefício. Em setembro, o tema é o autismo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile