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Black Friday de sucesso começa com estratégia e termina com automação

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Conforme o ano avança, uma data bastante conhecida dos varejistas e consumidores brasileiros volta a ganhar espaço nos meios de comunicação e nas redes sociais. Após mais de uma década de existência por aqui, a Black Friday já está totalmente consolidada no calendário nacional e é praticamente impossível ficar indiferente ao período. Seja para contestar as promoções, seja para aproveitá-las ao máximo, todos ficam de olho naquilo que as empresas pretendem oferecer. 

Para se ter uma ideia, a edição de 2021 teve faturamento de R$ 5,4 bilhões apenas nas 24 horas do dia 26 de novembro nas compras on-line, segundo levantamento realizado pela Neotrust. Foram mais de 7,6 milhões de pedidos entre quinta-feira e sexta-feira, com um ticket médio de R$ 711,38. Já uma projeção da ClearSale indica que o valor de fraudes evitadas ultrapassou R$ 66,3 milhões. 

Convenhamos, é muito dinheiro em um único dia de operação. Porém, quantias assim não caem do céu. Para aproveitá-las, é preciso se preparar, planejar e, claro, trabalhar muito. A forma como a marca se relaciona com seu cliente antes da Black Friday certamente determina o sucesso que terá durante a data. Confira algumas dicas imprescindíveis para garantir que o desempenho seja o esperado neste ano.

Monte um calendário específico 

Em 2022, a Black Friday vai acontecer em 25 de novembro. Mas essa data tem que representar o final da campanha e não o início. Para que a estratégia dê certo e as empreitadas de marketing sejam bem-sucedidas, é fundamental começar a preparação com meses de antecedência. Assim, quando o dia chegar, todos estarão prontos até para corrigir eventuais erros que possam aparecer. 

Para facilitar, a montagem de um calendário de campanhas e de iniciativas é bastante útil. Assim, é possível ter uma visão completa de tudo o que a marca se propõe a fazer, reforçando quais são as mensagens a serem trabalhadas. O importante, porém, é que esse calendário esteja adaptado à realidade e ao perfil dos clientes da empresa. 

Segmente seu público e aposte na comunicação por e-mail 

A Black Friday atrai um monte de pessoas ao mesmo tempo para a loja virtual. Cada uma conta com objetivos e demandas específicas – e é dever da marca conseguir atendê-las sempre que possível. Para fazer isso de forma eficiente, a tática mais interessante é segmentar o público de acordo com seu perfil de consumo e hábito antes de chegar nas 24 horas da promoção. 

A divisão do público consumidor em pequenos grupos facilita a criação de campanhas mais customizadas e capazes de conversar com suas demandas. Dessa forma, o e-mail marketing segue como principal ferramenta de relacionamento para a data, uma vez que permite enviar promoções, cupons, pesquisas de satisfação, conteúdos institucionais, entre outros. No fim, são iniciativas que aumentam as chances de conversão e ainda direcionam o fluxo de visitantes dentro do site durante o evento. 

Automatize todos os processos de marketing que puder 

Uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de automatizar processos burocráticos que demandavam tempo, paciência e dinheiro das empresas. Diante de tanto avanço das soluções tecnológicas, não há motivo para manter práticas manuais no dia a dia das campanhas. Quanto mais otimizada a comunicação, melhor. 

É possível realizar a automação de diversas tarefas que contribuem para melhorar a experiência do consumidor, principalmente em uma data que exige atenção aos detalhes. O envio de e-mails com respostas automáticas sobre o andamento do pedido, chatbots e promoções de acordo com a navegação e o histórico de compra são categorias que podem ser trabalhadas. 

Dica extra: faça uma tabelinha com a Copa do Mundo 

Por fim, a Black Friday 2022 vai ter uma peculiaridade em relação às edições passadas. A data vai acontecer em meio à Copa do Mundo, um dos principais eventos esportivos do planeta. Para ser mais específico, acontecerá um dia depois da estreia da seleção brasileira. Ou seja, abre-se novas possibilidades para campanhas de marketing e relacionamento com os consumidores. 

Ações com a temática do futebol e da Copa podem ser bastante úteis para atrair um número maior de pessoas à loja virtual. Estabelecer promoções para itens que podem ser utilizados durante o evento, como camisas, produtos esportivos, alimentação, bebidas, entre outros, também é interessante. 

Com essas dicas, as marcas conseguem se preparar e, principalmente, não correm o risco de sentir aquela sensação estranha de que poderiam ter aproveitado melhor a principal data do varejo brasileiro. Não há nada mais frustrante do que saber que o resultado poderia ser melhor com um pouco mais de planejamento e automação de processos. Por isso, nessa Black Friday, não deixe mais as oportunidades passarem. 

Lívia Barreto, diretora de Marketing da Dinamize. 

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