Publicidade
Início Blogueria Como a pandemia (re)definiu o papel essencial da Nuvem

Como a pandemia (re)definiu o papel essencial da Nuvem

0
Publicidade

 

À medida que a pandemia se alonga, empresas revisam seus conceitos sobre o que gera valor para suas operações. A elasticidade da Nuvem se mostrou essencial para acomodar o crescimento exponencial de alguns serviços durante a pandemia (exemplo: iFood, Netflix, Zoom…), assim como para ajudar empresas que precisaram apertar os cintos e conseguiram redução de consumo e de custos em Cloud. Nuvem funciona no princípio do pay as you go, e se o seu “go” está mais lento, o “pay” diminui. 

Independentemente da área de atuação, ambientes e aplicações em Nuvem têm acelerado a capacidade de inovação das empresas. Não por acaso, 10 em 10 Unicórnios rodam seus sistemas em nuvem, e as empresas mais valiosas do mundo são empresas de tecnologia. A Nuvem permite que empresas e pessoas tenham acesso a serviços, produtos e oportunidades não imaginadas. As instituições mais tradicionais do setor financeiro, os grandes bancos, estão abraçando a Nuvem, como forma de equilibrar o jogo com players menores, mais ágeis e rápidas para inovar. 

A Transformação Digital ganhou enorme impulso com a Covid-19. Em qualquer estratégia de TD, a Nuvem está presente e sem ela não há transformação “digital”. Dois terços das iniciativas de digitalização do mundo acabam falhando por falta de planejamento. Para que sua companhia não faça parte dessa estatística, o primeiro passo é entender como potencializar a sua infraestrutura para que os seus executivos, se concentrem no seu negócio e na criação de novos produtos de valor. A Nuvem é um facilitador, que aumenta a sua performance, com segurança e com custos flexíveis.

Assim, silenciosamente, a Nuvem tornou-se onipresente no dia a dia das empresas, posicionando-se na base da sua infraestrutura. Todos aderimos a ambientes de trabalho remotos, com profissionais em home office. Quem consegue imaginar, em tempos de covid, sobreviver sem ferramentas de colaboração, ou de e-commerce, ou o super app da sua preferência, todos, rodando em nuvem? Esse modelo deve continuar após a pandemia, demandando ainda mais estrutura tecnológica para o acesso remotizado a aplicações, sistemas e serviços, cada vez mais essenciais.  

É essencial escolher bons parceiros de negócios e usar a tecnologia de forma inteligente. A boa notícia é que nenhuma companhia precisa seguir sozinha na Jornada da Digitalização. A Transformação Digital pode ser implementada com o apoio de parceiros de negócios, afinal, as coisas incríveis nunca são feitas por uma única pessoa: são feitas por um time.

Maurício Cascão, CEO da Mandic.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile