Publicidade
Início Notícias Hackers chineses podem ter roubado informações da Nortel

Hackers chineses podem ter roubado informações da Nortel

0
Publicidade

Por cerca de uma década, hackers podem ter acessado a rede da Nortel, gigante de telecomunicações canadense que pediu concordata em janeiro de 2009 e praticamente encerrou as atividades com a venda de seus negócios para pagar dívidas. Com sete senhas roubadas de computadores pessoais de executivos da companhia, incluindo a do presidente-executivo (CEO), Mike Zafirovski, os cibercriminosos fizeram o download de documentos técnicos, relatórios, planos de negócio, e-mails, entre outros arquivos sigilosos.

A denúncia foi feita por Brian Shields, um ex-funcionário da Nortel, líder da investigação interna sobre o caso. Na época, Zafirovski não deu importância ao saber do ciberataque, pois o episódio não foi apresentado a ele como “algo preocupante”. Ele foi ouvido pelo The Wall Street Journal, que teve acesso às pessoas envolvidas.

Segundo funcionários da empresa, “um número significativo de pessoas continuou a usar os laptops da Nortel” mesmo depois de começar a trabalhar nas empresas do grupo comprador da companhia. Assim, essas pessoas conectaram as máquinas corrompidas a redes internas da Avaya, Ericsson, Ciena e Genband.

De acordo com as investigações, existe a hipótese dos hackers serem chineses. O caso foi descoberto pela Nortel em 2004, mas nunca veio a público, mesmo com o fim da empresa. Nenhuma medida foi tomada para conter ataques ou aumentar as práticas de segurança.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile