Publicidade
Início Notícias Gestão Observatório mede nível de maturidade digital da micro e pequena empresa

Observatório mede nível de maturidade digital da micro e pequena empresa

0
Publicidade

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou, nesta quarta-feira (15), o Observatório da Micro e Pequena Empresa, fruto de convênio firmado entre a Agência e a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (SEMPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A plataforma, que reúne informações sobre pequenos negócios com dados estatísticos e indicadores, foi apresentada durante evento de inauguração do Espaço Analítico Data ABDI.

O Observatório da Micro e Pequena Empresa, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), é uma plataforma na qual são disponibilizados, em um único ambiente, dados de diversas fontes relacionados aos temas de crédito, mercado de trabalho, abertura e fechamento de empresas, etc. Além disso, o Observatório apresenta dados inéditos, produzidos pela ABDI, relacionados ao processo de transformação digital das empresas. O repositório é composto por dados de diversas fontes como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Comércio Exterior, SEBRAE, Receita Federal, entre outros.

Para a gerente de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, o sistema digital será essencial para oferecer aos formuladores de políticas os sinais corretos para identificar lacunas, avaliar o desempenho das MPEs nas diferentes regiões do país, comparar os indicadores do país com os de outras nações e tirar as conclusões corretas sobre como abordar os desafios identificados.

“Os dados, além de auxiliar na própria formulação de políticas, ajudam a rastrear o impacto das políticas formuladas e avaliar se elas atingem os objetivos esperados. Apesar da grande quantidade de dados e estatísticas já produzida sobre MPEs, ainda é preciso garantir maior integração entre eles e maior facilidade de acesso”, afirmou Adryelle.

O chefe de gabinete da SEMPE, Alfredo Gonçalves, destacou a importância de se utilizar os dados da plataforma para avaliar as políticas públicas para as micro e pequenas empresas. “É uma fonte de informação muito relevante. Esperamos evoluir a plataforma com mais informações e mais dados, para desenhar políticas públicas mais efetivas para as MPEs, que representam 99% dos negócios atualmente”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile