Publicidade
Início Serviços Gerenciamento SAP Ariba investe em soluções de blockchain

SAP Ariba investe em soluções de blockchain

0
Publicidade

A SAP Ariba anuncia que vai explorar a tecnologia blockchain em todas as suas aplicações em nuvem e em sua rede de negócios constituída por vendedores e compradores. Com isso, a tecnologia blockchain, que está mexendo com os alicerces de setores como os bancários, de seguros, agricultura, energia, saúde e meios de comunicação, vai também transformar as cadeias globais de suprimentos, alterando a forma como bens e serviços são negociados.

A tecnologia blockchain, uma espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, vai ampliar a visibilidade e reforçar os níveis de confiança. “Ao incluí-la em todas as nossas aplicações e em nossa rede, podemos viabilizar canais de suprimentos mais inteligentes, ágeis e transparentes ao longo de todo o ciclo de abastecimento, desde a definição das fontes até a consolidação das relações de negócio”, afirma Luiz Caldas, vice-presidente de vendas da SAP Ariba.

Tecnologia inteligente para redução de riscos e fraudes

Para a SAP Ariba, as primeiras atividades associadas à aquisição e às cadeias de suprimento nas quais a blockchain terá uma possível aplicação são aquelas consideradas inerentes ao acompanhamento e rastreamento de mercadorias.

“Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas antes, durante e após cada despacho de mercadoria”, destaca Dana Gardner, analista-chefe da Interarbor Solutions. Muitas vezes, um vendedor envia um pedido de mercadoria para um armazém onde ela é trocada por um item semelhante, sem o conhecimento do comprador. A capacidade de registro distribuído oferecida pela blockchain garante maior visibilidade e controle sobre as remessas para ambas as partes, desde o envio até a recepção, resultando em um menor risco de fraude.

A SAP Ariba vai unir forças com a Everledger, uma empresa de tecnologia financeira com sede em Londres, a fim de estender esses recursos à rede Ariba Network. A Everledger captura com extrema segurança características determinantes de objetos de valor, como diamantes e outras pedras preciosas, e gera uma “impressão digital” do ativo que é armazenada na blockchain. Vários elementos de cadeias globais de suprimentos confiam nessa informação, que inclui seu histórico, transporte, eventos importantes e linha de propriedade, para verificar a autenticidade das mercadorias negociadas.

“Ao explorar o melhor de várias tecnologias inovadoras, desenvolvemos uma plataforma global de procedência que estabelece uma ligação entre objetos físicos, sua certificação e registros de autenticidade, à medida que transitam pela cadeia de suprimentos”, explica Leanne Kemp, presidente e fundadora da Everledger. “Sabemos o impacto que isso pode ter. A integração de nossa tecnologia com a rede de negócios SAP Ariba pode produzir uma redução de riscos e fraudes aos quais estão expostos diferentes elementos da cadeia e, além disso, ajudar a moldar uma nova era do comércio global erguida sobre os pilares da transparência, da sustentabilidade e da ética.”

De acordo com Caldas, essa tecnologia se adapta naturalmente às soluções SAP Ariba. “Se é possível rastrear diamantes e pedras preciosas, é possível rastrear praticamente qualquer coisa”, conclui o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile