Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) NIC.br comemora os 35 anos do .br

NIC.br comemora os 35 anos do .br

0
Publicidade

Com 5,3 milhões de domínios registrados, o .br completa 35 anos nesta quinta-feira (18) e, ao longo deste período, se consolidou como um dos mais populares domínios de topo para código de país (ccTLD ou country-code Top Level Domain), ocupando atualmente a 6ª posição dentre os mais de 300 existentes.

Operado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade privada sem fins lucrativos e ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o .br disponibiliza mais de 130 categorias de domínios que abarcam variadas áreas de atuação, iniciativas e serviços – sempre visando à preservação da semântica nos nomes. Há categorias genéricas (como “ong.br”, “art.br” e “eco.br”); aquelas para profissionais liberais (“bio.br”, “adm.br”, “mus.br”, “med.br”, “eng.br”, entre outros); pessoas físicas (“blog.br”, “vlog.br”, “wiki.br”, por exemplo); pessoas jurídicas (como “agr.br”, “far.br”, “tv.br” e “tur.br”); instituições de ensino superior (edu.br); e as que identificam cidades (“rio.br”, “manaus.br”, “cuiaba.br”, “floripa.br”, “foz.br” etc). E gov.br hoje é um dos domínios mais usados mundialmente, com milhares de acessos por segundo.

Além de manter uma estrutura técnica de excelência para sua atividade essencial de registro e publicação de nomes de domínio e distribuição nacional de numeração IP e de ASN, o superávit é investido em ações e projetos que trazem uma série de benefícios ao uso e à infraestrutura da Internet no Brasil.

São inciativas como elaboração de pesquisas sobre acesso e utilização das tecnologias da informação e comunicação em diferentes contextos; operação de Pontos de Troca de Tráfego para o aperfeiçoamento da conectividade no país; promoção de cursos e eventos gratuitos de capacitação para diversos profissionais da área de tecnologia; disseminação de boas práticas e orientação para o tratamento de incidentes de segurança na rede; estimulo ao uso de tecnologias abertas e padronizadas na Web; impulso à acessibilidade à Web, entre muitas outras.

Quando registra um domínio.br, além de contribuir com o desenvolvimento da Internet no país, o usuário da rede tem acesso a uma série de vantagens, como autenticação em duas etapas (token), resolução segura de DNS (Domain Name System) e criptografia por meio do DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions), que conferem uma “camada extra” de proteção em relação a riscos de roubo de informações ou alteração de dados.

O .br – ao lado do .se (Suécia) – foi o primeiro ccTLD a adotar o DNSSEC, desde quando o protocolo surgiu há cerca de 15 anos. A tecnologia assegura que o conteúdo do DNS seja corretamente validado, garantindo a integridade das informações recebidas na tradução de um nome de domínio para um endereço IP. Assim, ajuda a evitar a alteração maliciosa de dados que transitam em diversos tipos de transações, como serviços financeiros.

Outro recurso oferecido é o de redirecionamento de páginas, que proporciona aos usuários das mais diversas plataformas a possibilidade de manter sua marca.br ativa permanentemente na rede. Essa funcionalidade permite, por exemplo, que uma pessoa redirecione seu domínio para os locais onde publica conteúdo, sejam eles sítios ou redes sociais. Caso deseje trocar de plataforma ou de provedor, seu nome de domínio apontará para o novo lugar, preservando sua identificação na Internet.

O .br conta com diversos servidores distribuídos no território nacional e no exterior (Estados Unidos, Europa e Ásia), que garantem rapidez e confiabilidade na resolução de nomes de domínio, fato que é lembrado por Steve Crocker, criador do instrumento Request for Comments (RFCs) e ex-presidente do conselho da ICANN, em vídeo gravado especialmente para comemoração aos 35 anos do.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile