Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Inibida pelo custo, virtualização avança pouco em 2012 no Brasil, aponta pesquisa

Inibida pelo custo, virtualização avança pouco em 2012 no Brasil, aponta pesquisa

0
Publicidade

O cenário de virtualização entre as empresas brasileiras teve poucas mudanças entre 2011 e 2012. Os percentuais de servidores e desktops virtualizados permaneceram estáveis, em 65% e 2%, respectivamente. Já a taxa de aplicações virtualizadas caiu de 6% para 5%, enquanto o armazenamento virtual também registrou declínio de 3% para 2% no período. Os dados são de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de ebusiness (ebusiness Brasil) com diretores e gerentes dos setores de comércio, indústria e serviço de todos os portes.

O principal inibidor dos investimentos em virtualização é o custo com a implantação da tecnologia. A taxa de consultados que mencionaram esse fator como impeditivo passou de 67% em 2011 para 72% no ano passado. Além disso, 21% dos entrevistados disseram não ver necessidade de uso de virtualização. O destaque ficou por conta da segurança, pois o percentual de executivos que consideram a modalidade insegura caiu pela metade, de 10% em 2011 para apenas 5% no ano seguinte.

Apesar de o custo com a implantação da tecnologia ser o obstáculo para o crescimento dos projetos de virtualização, a redução do custo total de propriedade (TCO) é o aspecto que mais motiva o uso da tecnologia, mencionada por 49% dos consultados, índice de 4 pontos percentuais acima do último levantamento. Na sequência aparecem a administração do ambiente, citada por 35% dos executivos, e o aproveitamento da capacidade ociosa, com 16% das preferências.

Sobre o tempo de adoção da ferramenta, por ser considerada uma tecnologia recente, a maioria das companhias (56%) que investiu na virtualização disse ter adotado a mesma nos últimos três anos. Em 2011, a porcentagem era ligeiramente maior, 59%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile