Publicidade
Início Notícias Negócios Intel cria empresa de tecnologia para energia solar

Intel cria empresa de tecnologia para energia solar

0
Publicidade

A Intel anunciou nesta terça-feira (17/6) a criação de uma nova companhia para produzir células solares. Batizada de SpectraWatt, a empresa terá como foco o desenvolvimento de tecnologias avançadas de células solares e a fabricação de energia fotovoltaica, o principal componente de painéis que usam a luz solar para gerar eletricidade.

A nova empresa vai receber um aporte inicial de US$ 50 milhões de um consórcio formado pela Intel Capital, braço de investimentos de capital de risco da Intel; a Cogentrix Energy, subsidiária na área de energia do banco de investimentos Goldman Sachs; o PCG Clean Energy & Technology Fund, fundo de investimentos da PCG Asset Management LLC; e a Solon AG, fabricante alemã painéis solares.

A SpectraWatt teve início em um centro de desenvolvimento no estado americano do Oregon no ano passado, e seus primeiros produtos devem ser lançados até meados deste ano. No momento, a Intel está definido um documento que descreve uma técnica de empacotamento maior de dados em um chip de memória, que será usada nos painéis solares.

Atualmente, o custo para obtenção da energia solar é o dobro da eletricidade convencional, afirmou a Intel. Por isso, ela estima que a redução do custo da energia solar deve gerar um crescimento anual da indústria entre 30% e 40%.

A IBM é outra que está investindo nessa área. Recentemente ela firmou um acordo técnico-comercial com a fabricante japonesa de semicondutores Tokyo Ohka Kogyo Co. para comercializar um equipamento de energia solar com tecnologia desenvolvida por seus cientistas.

A Tokyo Kogyo irá trabalhar com a IBM para desenvolver processos e equipamentos para a produção de película de células solares fotovoltaicas que convertem luz solar em eletricidade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile