O aplicativo de celular é o segundo canal mais usado por brasileiros para entrar em contato com seu banco, segundo levantamento sobre hábitos de 3.770 clientes bancários realizado pela empresa de pesquisas e monitoramento Hibou, em parceria com o PiniOn, plataforma que combina tecnologia mobile e crowdsourcing.
De acordo com a pesquisa, o app móvel, com 65% das citações, quase empata com o caixa eletrônico, primeiro no ranking dos canais usados para contato com instituições financeiras no país, mencionado por 66% dos respondentes. Em terceiro lugar, está o site do banco na internet (61%), seguido da agência física da instituição (38%).
Os dados indicam que 28% dos usuários acessam o Internet Banking todos os dias, enquanto 21% dos entrevistados vão ao caixa eletrônico duas vezes por semana e 47% informam que não costumam ir à agência com frequência.
“O uso da Internet na soma das opções acaba sendo um canal campeão de contato, seja no volume ou na frequência. A facilidade do acesso através da mobilidade dos aplicativos para celular aparece com relevância nas opções de contato”, diz Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
O estudo revela, ainda, que 43% dos entrevistados possuem conta no Itaú, 34% possuem conta no Bradesco, 32% são clientes Banco do Brasil, 28% do Santander, 22% da Caixa Econômica, 6% do HSBC e 2% do Citibank.
As duas principais razões que levam à escolha de um banco são a localização da agência (42,5%) e a solidez da instituição (28%).
Dos serviços e produtos oferecidos pelos bancos, a conta corrente é a grande porta de entrada do relacionamento, atingindo 90% dos entrevistados, seguida de conta poupança (66%), cartão de crédito (59%), cheques (32%) e fundos de investimentos (26%.)
Os pesquisadores observam que 39,5% da população brasileira é considerada “desbancarizada”.