Publicidade
Início Blogueria Porque é tão importante entender o Big Data

Porque é tão importante entender o Big Data

0
Publicidade

Muito se tem falado em Big Data nos últimos anos em nosso segmento, justamente por que determos um grande volume de informações em nossas bases de clientes e consumidores que são atendidos principalmente pelos SACs. Gerenciar essas informações em tempo real e com alta precisão é desafio constante das empresas de Contact Center. Aliás, não apenas dessas empresas, é claro.

Atravessamos a era da informação e dos dados, onde detém maior mercado e penetração aquela empresa ou instituição que sabe lidar com essas informações, grande parte estratégica, criando programas de fidelização junto ao seu público-alvo.

As soluções disponíveis hoje no mercado de gerenciamento de dados são de grande valia e chegam a monitorar de 11 a 20 mil itens por dia, em tempo real e com uma rapidez espantosa. Aliás, os números do Big Data impressionam. Segundo o Gartner, 2,2 milhões de terabytes de novos dados são criados todos os dias no mundo. O segmento financeiro é o que mais gasta com soluções de Big Data, ainda de acordo com o instituto. Em 2015, as instituições financeiras gastaram cerca de R$ 16 bi com o gerenciamento de dados. E um dos grandes responsáveis por este tráfego dessas informações são, sem dúvida, os smartphones. Acredita-se que até 2020, haverá mais de 6,1 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo. Isso significa dizer que cada vez mais dados serão compartilhados, fornecidos, disponibilizados em tempo real com uma velocidade espantosa.

Por isso, pensar numa solução de BIG DATA é tão urgente. Uma das questões que levantamos quando falamos sobre este assunto é pensar no gerenciamento e o monitoramento das informações que são de grande valia. Na Vector, por exemplo, utilizamos algumas ferramentas que nos possibilitam a identificar qual a melhor solução para cada atendimento na operação. Em termos estratégicos, conseguimos mapear as melhores oportunidades de vendas de serviços por região, a partir do gerenciamento/monitoramento dos dados.

O que já dá para perceber é que o importante é investir o tempo em algo que de fato fará a diferença para o nosso negócio. Às vezes o mais simples já te entrega mais valor e muitas vezes o complicado só o que é complicado. Por isso, nossa prioridade é avaliar cada operação com cuidado para que possamos aplicar a melhor solução tecnológica, evitando assim investimentos desnecessários.

Muitas companhias nacionais e internacionais já entenderam que o gerenciamento de dados é uma forma de rentabilizar e encontraram no Big Data uma garantia sob o ROI. A indústria automobilística pode ser um bom exemplo. Quando se utiliza ferramentas de gerenciamento de dados e a Analytics é possível avaliar a qualidade dos veículos, seus custos de segurança, transporte, sua inteligência, padrões de direção, entre outros. Entre os objetivos está a redução dos custos dos motoristas com seguro.  As empresas podem analisar vários fluxos de dados sobre os veículos construídos, vendidos e armazenados e o que os consumidores pesquisam em sites, recolhendo dados econômicos como casas construídas e taxas de emprego e desemprego – tudo isso é usado para ajudar a vender mais carros.

Voltando ao nosso cenário, o que sempre buscamos é trazer conforto cada vez mais ao cliente, sendo mais assertivo e preciso na indicação de cada solução. Evitar o retrabalho do fornecimento das informações por parte do cliente e assim trazer maior maturidade para atendimentos desde a fase primária até a secundária são ações que precisam ser valorizadas por parte de nosso segmento de Contact Center.

Paulo Silva, diretor de TI da Vector Contact Center, BPO e IT.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile