Publicidade

    Estudo mostra comportamento do brasileiro nas redes sociais

    0
    Publicidade

    O tema “privacidade” é frequentemente debatido à medida que cada vez mais pessoas expõem informações pessoais online. O relatório “Compartilhamento de Informações” do ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, destaca como os usuários observam não somente a si mesmos e outros indivíduos, mas também as empresas e autoridades – e eles compartilham o que veem.

    No cenário brasileiro, por exemplo, 64% dos entrevistados acreditam que expressar suas opiniões sobre as empresas nas redes sociais tem aumentado a influência do consumidor sobre elas.

    Júlia Casagrande, especialista do ConsumerLab, diz que  “mais da metade dos proprietários de smartphones entrevistados acreditam que a Internet aumentou as denúncias, que expõem o comportamento corrupto ou ilícito de empresas e organizações. Isso é entendido como positivo. No entanto, existem preocupações sobre a privacidade e a Internet e 64% dos usuários de smartphones gostariam de ser capazes de impedir que informações negativas sobre si mesmos fossem publicadas online”.

    Essa tendência também é realidade no Brasil: 51% dos entrevistados consideram que expor nas redes sociais organizações com comportamentos inadequados e na internet tem um impacto maior do que ir à polícia e as autoridades responsáveis.

    Ao compartilhar mais informações do que nunca, os internautas cada vez mais agem como jornalistas cidadãos e mais da metade dos usuários de smartphones pesquisados acreditam que o compartilhamento de informações e de opiniões online aumentou a sua influência sobre as empresas. Os consumidores sentem que são capazes de pressionar as empresas e as autoridades a mudarem de forma benéfica.

    Ao mesmo tempo em que os usuários querem que a proteção de informações pessoais seja uma prioridade na agenda política, 20% dos usuários mais jovens de smartphones admitem postar regularmente uma foto de alguém que não conhecem. E encontrar um equilíbrio entre parar a informação postada sobre si mesmos e o desejo de compartilhar informações postadas sobre os outros é parte de uma equação que deve ser resolvida em uma cultura de compartilhamento futura.

    A pesquisa também aponta que, como o compartilhamento de informações e influência dos consumidores cresce à medida que mais pessoas ganham acesso à Internet, está se tornando cada vez mais importante criar uma cultura de compartilhamento sustentável de informações, onde todos podem se beneficiar e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade do indivíduo. Atualmente, os brasileiros se sentem mais no controle dos conteúdos que compartilham online, mas isso não resulta em mais segurança. De acordo com o material, eles exigem que a discussão seja prioridade na agenda política.

    O relatório é baseado em uma pesquisa com mais de cinco mil usuários de smartphones com idades entre 15 e 69 anos e moradores de São Paulo, Cidade do México, Berlim, Chicago, Johanesburgo, Londres, Moscou, Nova York, Sydney e Tóquio.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile