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Progás adota ferramenta de gestão para otimizar processos de manutenção

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Centralizar e otimizar a gestão da entrega de produtos, simplificar o suporte e melhorar o relacionamento com o cliente nos processos pós-venda. Com esses objetivos alinhados à sua procura constante pela evolução, a Progás Indústria Metalúrgica investiu na implementação de um sistema de gestão de manutenção, que permitiu automatizar processos e controlar de forma estruturada desde a área financeira até o prazo de entrega para cumprir a garantia e a reforma de equipamentos.

Os esforços realizados contemplaram a implantação do software SAP PM, além de serviços especializados para gerenciar toda a execução do trabalho. O projeto foi conduzido pela AdopTI, consultoria especializado na plataforma de gestão empresarial SAP, que tem forte atuação no mercado metalúrgico brasileiro.

O módulo de Manutenção da Planta SAP opera as funções de negócios, com funcionalidades que agilizam todos os processos de manutenção. Os recursos de TI permitem planejar e gerenciar os programas por meio da integração com outros sistemas da empresa. A solução cria informações estruturadas que proporcionam melhor controle de recursos e acompanhamento das ações em curso, otimizando o desempenho e a lucratividade da fábrica. A Progás, sediada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, fabrica equipamentos para gastronomia como fogões, fornos e assadores rotativos, entre outros, suprindo restaurantes, bares, padarias e supermercados. Com a adoção desta tecnologia de gestão, a empresa pretende estabelecer uma estrutura de TI robusta, segura e ágil, que simplifique seus processos, agilize e potencialize a tomada de decisão em diferentes níveis da organização. A implementação teve início em outubro de 2016 e foi finalizada em março deste ano.

De acordo com Marcos Ricchetti, coordenador de Tecnologia da Progás, a companhia não dispunha de recursos avançados para gerenciar e controlar a área de pós-venda e relacionamento com o cliente e tinha dificuldade de acompanhar e gerir as informações do pós-venda e assistência técnica. “Todo o controle era realizado de maneira descentralizada, por meio de planilhas, e para as mercadorias da base de troca e manutenção, era realizado um controle a parte, fora do sistema, dificultando ainda mais a gestão e o planejamento”, explica Ricchetti.

Por isso a Progás necessitava de uma solução tecnológica que lhe permitisse a gestão centralizada e estruturada dos processos. Desta forma seria possível ter acesso às informações, de maneira organizada e rápida, de toda a área de assistência técnica, que oferece suporte e acompanha o atendimento ao cliente. Hoje, ela possui todos os dados organizados dentro do sistema, que registram informações sobre a garantia, reforma ou mesmo troca de seus produtos. O ERP SAP beneficiou diversas áreas da empresa, como financeira, de assistência técnica, comercial e de produção

Segundo Marcos Pazeto, diretor de Serviços da AdopTI, o sistema SAP facilita o gerenciamento de todos os processos da metalúrgica, aprimorando a qualidade na tomada de decisão. “Instituímos uma arquitetura customizada após entender a real necessidade da Progás. Sugerimos a solução mais adequada, viável e aderente aos objetivos da organização”, ressalta o executivo.

A Progás Indústria Metalúrgica foi fundada em 1989 para a fabricação de equipamentos para gastronomia. Com sede em Caxias do Sul (RS), a empresa possui cerca de 400 colaboradores e atuação internacional, com clientes, representantes e fornecedores espalhados em todo o mundo.

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