Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Gartner estima que 58% das empresas trabalham com profissionais de tecnologia que...

Gartner estima que 58% das empresas trabalham com profissionais de tecnologia que estão fora de seus países

0
Publicidade

Uma nova pesquisa do Gartner mostra que 58% das principais empresa do mundo possuem profissionais de tecnologia trabalhando de forma totalmente remota e sem fronteiras. Esse número dobrou nos últimos três anos.

A consultoria define ‘Força de Trabalho Sem Fronteiras’ como talentos que trabalham remotamente a partir de diferentes países, com um contrato de trabalho feito além das fronteiras dos locais onde as empresas estão instaladas. À medida que essa tendência aumenta, a pesquisa também destaca que 27% dos líderes estão atualmente analisando a possibilidade de contratar mais funcionários de tecnologia sem fronteiras.

“Não é surpresa que a taxa de ‘Força de Trabalho Sem Fronteiras’ tenha dobrado nos últimos três anos, pois o aumento da retenção e contratação nesse tipo de modelo subiu para o TOP 3 das prioridades para os executivos para 2022 e para 2023”, afirma Gabriela Vogel, Analista e Diretora Sênior do Gartner. “A pandemia da COVID-19 também acelerou as contratações sem fronteiras, fazendo com que o movimento deixasse de ser uma exceção, como era no começo”, diz a analista.

A pesquisa mundial do Gartner foi realizada com 288 executivos e seus subordinados diretos durante o segundo trimestre de 2022, com o objetivo de entender a disponibilidade de buscar uma força de trabalho de tecnologia sem fronteiras, entender os planos e a adoção de um modelo de trabalho com funcionários que moram em outros países.

“Hoje, no mundo profissional, a localização é fluída, o mercado é global e a competição de talentos é agnóstica, pois todos competimos sob a mesma bandeira: a da tecnologia”, diz Vogel. “Consequentemente, os países estão perdendo talentos para outros locais, o setor público está perdendo talentos para o setor privado e todas as verticais estão na mesma situação. Não há mais limites de concorrência e, portanto, os líderes de negócios e de TI estão tendo que contratar funcionários sem fronteiras para ter maior vantagem competitiva no que chamamos de ‘zona sem fronteiras’”, reforça a analista.

A pesquisa indica que, entre as organizações que têm talentos alocados fora de suas fronteiras, 19% do total da força de trabalho de TI está nesta situação. “A contratação de funcionários sem fronteiras exige que os líderes de negócios e de TI façam ajustes significativos em seu modelo operacional, incluindo a revisão de suas técnicas de gerenciamento, infraestrutura, tecnologia, segurança cibernética, proteção de dados e equidade salarial”, diz Vogel.

Brasil é décimo País com maior força de trabalho sem fronteiras – A Índia é o país que lidera na oferta de mão de obra de tecnologia sem fronteiras para empresas europeias e norte-americanas, seguido pelo Reino Unido e pela Alemanha, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. A pesquisa também mostra que a Europa tem uma concentração significativa de contratação dentro dos países da região, uma vez que tem leis trabalhistas favoráveis a funcionários sem fronteiras.

O Brasil aparece na décima posição do ranking global entre os países com maior força de trabalho sem fronteiras. O País representa 5% do total de profissionais contratados para os Estados Unidos e 8%, para a Europa.

As duas principais áreas de especialização para as quais CIOs (Chief Executive Officers) e líderes de TI estão procurando talentos sem fronteiras são engenharia de software e desenvolvimento de aplicações (62% dos entrevistados), além de suporte a aplicações (55% dos entrevistados).

Enquanto 71% das empresas pesquisadas disseram que é fundamental levar em consideração as necessidades específicas dos trabalhadores de tecnologia sem fronteiras em sua estratégia de local de trabalho, 50% das organizações indicam que já possuem ferramentas totalmente implementadas para colaboração e produtividade, como soluções em Nuvem, sistemas de colaboração de fluxo de trabalho, soluções para reuniões e para quadro branco digital.

Restrições que impedem a adoção – No entanto, a adoção de profissionais sem fronteiras não é para todo tipo de organização. “Existem certas restrições que impedem a aceitação e expansão de uma operação sem fronteiras, que vai desde a complexidade do suporte administrativo, questões culturais e chegam até as preocupações de segurança e de legalidade”, diz Daniel Sanchez-Reina, Analista e Vice-Presidente do Gartner.

DIGITAL WORKPLACE FORUM

A TI Inside realizará nos dias 13 e 14 de dezembro, de forma 100% digital e gratuita, a 4a edição do Digital Workplace Forum, evento que vai discutir o desenvolvimento do trabalho digital, que resultaram em profundas transformações no ambiente de trabalho, impactando a economia, as organizações e a sociedade como um todo.

As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://tiinsideplay.com.br/inscricao/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile