Publicidade
Início Segurança Cases Datasus retira do ar ferramenta invadida por hacker

Datasus retira do ar ferramenta invadida por hacker

0
Publicidade

Um dia depois de ser invadido por uma hacker, que postou frases como o “ o site continua uma bosta” e  “arrumem este site porco”, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde publicou uma nota informado que “o incidente de segurança registrado no FormSUS não acarretou o vazamento de dados, pois tratou-se apenas de uma técnica conhecida como defacement, que é comparada a uma pichação e consiste na realização de modificações no conteúdo e na estética de uma página da web.”

Veja a integra do comunicado:

Desde 2005, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibilizava o FormSUS como plataforma para criação de formulários públicos, tendo como premissa que o gestor da ferramenta não adicionasse campos para registrar informações pessoais ou sensíveis dos pacientes. Contudo, no dia 28 de janeiro, identificou-se o uso inadequado do serviço, o que não está de acordo com as políticas e orientações do Ministério da Saúde.

Essa situação – a independência dos gestores na criação de formulários e o risco de exposição de dados inseridos por usuários – somada às sucessivas tentativas de invasão, fez com que o departamento decidisse por retirar a ferramenta do ar. Nos últimos dias, o DATASUS manteve a plataforma disponível apenas para que os gestores pudessem fazer o download dos formulários criados na ferramenta.

É importante ressaltar que o ambiente do DATASUS não foi invadido, nem houve prejuízo aos dados dos sistemas transacionais. Portanto, o incidente de segurança registrado no FormSUS não acarretou o vazamento de dados, pois tratou-se apenas de uma técnica conhecida como defacement, que é comparada a uma pichação e consiste na realização de modificações no conteúdo e na estética de uma página da web. O FormSUS é um sistema de tecnologia antiga, herdado de gestões anteriores, no qual não cabe atualizações de proteção e segurança.

Os gestores que desejarem acessar os resultados de formulários devem entrar em contato por meio do e-mail formsus@saude.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile