Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Sistema e-Fisco de Pernambuco ganha funcionalidade que permite consultas à NF-e

Sistema e-Fisco de Pernambuco ganha funcionalidade que permite consultas à NF-e

0
Publicidade

Os contribuintes de Pernambuco já podem fazer consultas e downloads de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) que emitem e recebem graças a uma nova ferramenta implementada pela Secretaria da Fazenda no sistema e-Fisco.

A novidade permite, também, o acompanhamento de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas, bem como o seu arquivamento de forma segura. Outra vantagem é que os contribuintes passam a ter maior acesso às informações das operações realizadas.

“Antes, estes dados poderiam ser armazenados pela empresas, mas não de forma segura, ficando, porém, susceptíveis a perda. Isso vinha gerando vários processos de solicitação de informação para a Secretaria da Fazenda”, revela Lissandra Andrade, gestora de Sistemas Tributários NF-e/CT-e.

Segundo ela, com a nova funcionalidade, o trabalho do contador, principalmente, será otimizado no cumprimento das obrigações com o Fisco. “Esta funcionalidade representa um avanço, sendo de muita importância para o contribuinte”, acrescenta. 

Conforme o Decreto 31162/2008, o emitente e o destinatário das mercadorias são obrigados manter em arquivo digital a NF-e pelo prazo estabelecido na legislação, para apresentá-lo quando solicitado pela Secretaria da Fazenda.

A consulta pode ser feita utilizando o certificado digital da empresa, do sócio ou do contador cadastrado no e-Fisco. Para utilizar a ferramenta, o contribuinte deve acessar a ARE Virtual pela página da Secretaria da Fazenda na internet, efetuar o login com o CPF e certificado digital correspondente.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile