Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Smart cities devem usar mais de 1 bilhão de dispositivos conectados à...

Smart cities devem usar mais de 1 bilhão de dispositivos conectados à web neste ano

0
Publicidade

De acordo com recente projeção do Gartner, 1,1 bilhão de dispositivos conectados à internet será usado por cidades inteligentes neste ano. Sob uma perspectiva maior, o número deve chegar a 9,7 bilhões em 2020.

“As cidades inteligentes representam uma grande oportunidade de receita para provedores de serviços e tecnologia, porém, eles precisam começar a planejar, participar e posicionar suas ofertas agora”, salienta Bettina Tratz-Ryan, vice-presidente de pesquisas do Gartner. Segundo ela, a maioria dos gastos com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para cidades inteligentes virão do setor privado, “o que é uma boa notícia para os provedores, visto que o setor privado tem ciclos de aquisição mais curtos”.

Ainda segundo o relatório, casas automatizadas (smart homes) e edifícios comerciais inteligentes representarão 45% do total de dispositivos conectados em uso em 2015, um total de 500,1 milhões de objetos conectados em uso em ambos. Em 2017, o número de dispositivos conectados usados somente em casas inteligentes, que incluem sensores de detecção de movimento e iluminação LED, devem ultrapassar 1 bilhão.

De uma perspectiva da indústria, o setor de utilities deve totalizar 252 milhões de unidades conectadas à web em cidades inteligentes neste ano, seguido por transporte, com 237,2 milhões de objetos conectados em uso. Já o segmento de saúde, com 9,7 milhões de dispositivos conectados em 2015, ampliará o número para 23,4 milhões em dois anos.

A consultoria indica ainda que, enquanto o investimento em hardware para IoT é fundamental em cidades inteligentes, a oportunidade de receita real para os provedores de tecnologia será o setor de serviços e análises. “Esperamos que, em 2020, muitos provedores cresçam suas receitas de hardware através de serviços e software em mais de 50%”, completa a analista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile