Publicidade
Início Notícias Inteligência Artificial Nas economias em crescimento, maioria acredita que IA pode melhorar relações com...

Nas economias em crescimento, maioria acredita que IA pode melhorar relações com o trabalho

0
Publicidade

O Índice HP de Relacionamento com o Trabalho, uma pesquisa da HP Inc. que explora como os funcionários se relacionam com o trabalho ao redor do mundo, revela que, embora as relações com o trabalho estejam tensionadas e as expectativas dos empregados estejam aumentando, a inteligência artificial (IA) é vista como crucial para melhorar essas relações. No estudo, 76% dos trabalhadores nas economias em crescimento acreditam que a IA pode ter um papel-chave na melhoria de suas relações com o trabalho e apenas 27% dos trabalhadores do conhecimento afirmam ter uma relação saudável com o trabalho.

O levantamento, que incluiu entrevistas com mais de 15.600 respondentes em 12 países, revela que, embora as relações do mundo com o trabalho estejam tensionadas e as expectativas dos empregados estejam aumentando, a inteligência artificial (IA) é vista como crucial para melhorar essas relações.

“A IA representa uma oportunidade significativa de transformar nossa dinâmica de trabalho e criar um ambiente mais positivo e produtivo para todos”, afirma Dave Shull, presidente de Soluções para a Força de Trabalho da HP Inc. “Para promover maior compreensão e aceitação da IA – e garantir que os funcionários saibam como colher seus benefícios, os líderes das empresas devem tomar a iniciativa de informar os funcionários sobre o potencial da IA e liderar sua integração efetiva.”

As relações do mundo com o trabalho estão tensionadas: a IA pode ajudar
Na força de trabalho global da atualidade, há uma tensão notável nas relações entre pessoas e trabalho, com apenas 27% dos trabalhadores do conhecimento relatando uma relação saudável com o trabalho.

Ao mesmo tempo, as expectativas dos trabalhadores do conhecimento quanto a sua relação com o trabalho aumentaram muito, com 58% da amostra global afirmando que suas expectativas aumentaram nos últimos três anos. Isso é especialmente evidente em economias em crescimento, com 71% dos trabalhadores tendo aumentado suas expectativas, em comparação com 50% em economias maduras.

O potencial da IA para promover relações mais saudáveis com o trabalho é amplamente reconhecido pela força de trabalho – com os líderes empresariais e decisores de TI abrindo o caminho. 54% dos trabalhadores do conhecimento, 72% dos líderes empresariais e 70% dos decisores de TI veem o papel que a IA pode desempenhar para alcançar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Uma proporção semelhante acredita que a IA pode simplificar tarefas e facilitar o trabalho (75% dos líderes e 58% dos trabalhadores do conhecimento).

Notavelmente, 76% dos trabalhadores do conhecimento nas economias em crescimento acreditam que a IA vai tornar seu trabalho “mais fácil” e 75%, “mais interessante” (em comparação com 48% e 44%, respectivamente, em economias maduras).

Líderes de empresas devem conduzir a integração da IA

A diferença entre os líderes empresariais, decisores de TI e trabalhadores do conhecimento ressalta a necessidade de os líderes efetivamente comunicarem os benefícios da IA e educarem os funcionários sobre como integrá-la em seus processos de trabalho – para impulsionar resultados melhores para os negócios e fortalecer suas relações pessoais com o trabalho. A pesquisa mostrou que persiste a incerteza sobre as melhores formas de usar a IA e colher todos os seus benefícios:

• Quase dois quintos (42%) das pessoas se sentem inseguras sobre quando usar IA no local de trabalho.

• 41% se sentem mal equipados para aproveitar todo o potencial da IA em seus cargos.

Com 73% dos líderes de empresas e 66% dos trabalhadores do conhecimento defendendo que haja treinamentos adequados em IA, há uma clara demanda para que as organizações priorizem iniciativas de requalificação para capacitar sua força de trabalho a adotar tecnologias de IA.

“Em um cenário de trabalho em evolução, onde as empresas estão lutando para aumentar o engajamento, a retenção e a produtividade, bem como para manter seus funcionários inspirados, a integração estratégica da IA surge como uma força potente para a transformação”, afirma Stella Low, diretora executiva de Comunicação da HP Inc. “Os trabalhadores do conhecimento de todo o mundo estão ansiosos para que a liderança sênior os oriente sobre como navegar pelo terreno da IA efetivamente: o ambiente está pronto para que os líderes busquem a oportunidade de capacitar seus funcionários e promover o sucesso.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile